por Iran Cartaxo Audi
RS2: veneno eletrônico
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Acredite, caro leitor: não existe real amante de carros que esteja satisfeito com
o automóvel que possui. Quer seja um simples popular ou um ótimo
esportivo como a RS2, o dono parece que sempre gostaria de mais um
pouquinho de desempenho. Então, como gostar de carros se nunca dão satisfação
completa? Ora, a melhor parte da graça estar em querer mais. |
O
carro original já é bastante potente: uma perua 80 com 2,2 litros,
turbo e preparação da Porsche, para 315 cv. Mas pode ficar ainda
mais picante |
Mas nem tudo são flores, principalmente em se
tratando de um carro raro como a RS2 -- para quem não a conhece, é
uma versão da perua Audi 80 preparada pela Porsche e vendida há
alguns anos em série limitada a 3.000 unidades, das quais apenas 60
vieram ao Brasil. |
As curvas de potência
(as mais altas) e de torque estimadas para a Audi RS2 original (em azul); com
pressão aumentada para 1,65 kg/cm² (em roxo); com 1,75 kg/cm² (em verde); e com 1,85
kg/cm² (em vermelho) |
A RS2 tem sua pressão de turbo original limitada em 1,4 kg/cm² e
já dispõe de um turbo grande, dimensionado com uma certa folga.
Assim, mesmo os grandes incrementos de pressão de até 0,5 kg/cm²,
necessários para chegar aos 390 cv, podem ser implementados sem a
troca do turbo. Claro que a turbina ficará em seu limite nos regimes
de giros mais altos, o que pode ser uma característica negativa para alguns,
pois dá a sensação de "carro amarrado". |
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