por Iran Cartaxo A3
turbo: de 180 para 250 cv
José Carlos França Carvalho Neto |
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As curvas de potência
(as mais altas) e de torque estimadas para o Audi A3 1,8 Turbo de 180 cv
original (em azul); com pressão de 1 kg/cm2 (em roxo), 1,25 kg/cm2
(em verde) e 1,4 kg/cm2 (em vermelho) |
E o que isso tem a ver com a preparação do Audi
A3 turbo? Tudo! Quem leu o artigo sobre motores
turbo originais já sabe de que estamos falando. Um carro turbo em
que a central eletrônica controle a pressão do turbo pode ser
facilmente preparado através de remapeamento -- e é justamente esse o
caso do A3 turbo. |
O
sóbrio A3 Turbo de 180 cv, que já anda bem com o motor original,
pode assustar esportivos de renome com a fácil preparação da
central eletrônica e conseqüente aumento da pressão do turbo |
Mas 60 cv a mais não reduziriam em muito a vida útil do motor? Neste
caso não é bem assim. Na verdade a vida útil é pouco alterada, e a
explicação reside no fato de motores turbo de fábrica terem uma
margem de projeto um tanto mais larga que motores aspirados. Assim, é
possível aumentar a potência um pouco mais sem sair da margem de
segurança. |
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