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CONSULTÓRIO DE PREPARAÇÃO

por Iran Cartaxo

Hilux diesel ganha quase 80 cv com turbo


Qual a potência final de uma Toyota Hilux SW4 2.8 diesel depois de turbinada? Qual seria seu consumo na cidade e na estrada? A adaptação vai alterar a vida do motor? No caso de ultrapassagens partindo-se de uma velocidade de 80 km/h, quanto tempo levaria para atingir 120 km/h?

Elias Nogueira
nogueira@internetcom.com.br
São Paulo, SP


A sobrealimentação é realmente a melhor técnica para aumentar a potência e torque de um motor diesel: muito simples de ser aplicada, segura e sem os inconvenientes que se encontram em motores de ciclo Otto (a gasolina e álcool), pois no motor a diesel o combustível se inflama sozinho, sem necessidade de centelha. Desta forma não é necessário se preocupar com detonação (saiba mais).

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Toyota Hilux SW4 original (em azul) e com turbo a 0,8 kg/cm2 e intercooler (em verde)

Veja as curvas ampliadas

As únicas preocupações de um proprietário que decide turbinar seu carro diesel devem ser a qualidade e correto dimensionamento do equipamento adquirido, e observar se o motor foi adequadamente regulado. Para que seja escolhido um turbo correto, o preparador deve levar em conta a potência original do motor, sua capacidade cúbica e regimes de rotação. O proprietário pode verificar facilmente se a turbina foi bem escolhida caso haja uma versão original turbinada do veículo, mesmo que não disponível no Brasil: basta verificar se ela possui dimensões semelhantes à usada pela fábrica.

A principal regulagem a ser feita no motor diesel para adaptá-lo ao turbo é o aumento do débito de combustível efetuado pela bomba injetora. Esse é o ponto que diferencia uma boa adaptação de uma de má qualidade. O bom preparador de diesel consegue regular a bomba e obter uma queima perfeita, sem a tradicional fumaça preta, em qualquer regime de rotação. Isso caracteriza uma boa regulagem e será o ponto determinante para manter o consumo em níveis baixos.

A maior parte dos turbos adaptados em diesel usa pressões em torno de 0,7 e 0,8 kg/cm². Não há necessidade de usar pressão mais baixa que isso, já que praticamente não existem riscos para o motor. E pressões mais altas não podem ser usadas sem que se troque a bomba injetora por uma de maior vazão, ou seja, as bombas originais em geral só conseguem alimentar de maneira satisfatória até esses patamares de aumento de vazão de ar.

Os benefícios são claros: mais torque e potência, que se traduzem em acelerações mais rápidas, manutenção da velocidade em subidas ou até ganho de velocidade nestas condições, e o melhor de tudo -- retomadas mais rápidas que resultam em ultrapassagens mais seguras.

Foi simulado para seu carro um turbo adaptado com pressão de 0,8 kg/cm² e intercooler, para aumentar a eficiência do conjunto e diminuir a possibilidade de superaquecimento do motor, já que este trabalhará sob uma maior carga.

Confira o desempenho das preparações:
  Original Turbo a 0,8 kg/cm²
Potência máxima 88 cv 167 cv
Rotação de potência máxima 4000 rpm 4000 rpm
Velocidade máxima 135 km/h 167 km/h
Rotação à velocidade máxima 3775 rpm 4670 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 25,5 s 15,9 s
Retomada de 80 a 120 km/h 26,0 s 16,7 s
Torque máximo 18,9 mkgf 35,8 mkgf
Rotação de torque máximo 2400 rpm 2400 rpm
Alongamento recomendado na relação de transmissão - 16,8 %
Aumento recomendado na injeção de combustível - 66,7 %
Aceleração longitudinal no interior do veículo 0,24 g 0,39 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF.

É esperado que o consumo se mantenha bem próximo dos níveis originais, já que o turbo não tira potência do motor para funcionar e ainda devolve energia para o mesmo em forma de ar comprimido. Considerando que o maior torque exigirá menos reduções de marcha e permitirá dirigir com menor aceleração, não se devem tolerar aumentos de consumo de mais de 15%, pois serão indicativo de uma regulagem mal feita.

O grande aumento de potência obtido com o turbo requer modificações no veículo. Verifique numa concessionária Toyota as diferenças em suspensão e freios do Hilux diesel para o modelo V6 a gasolina, bem como a possibilidade de adaptação. Não utilize, contudo, molas e amortecedores dianteiros de um utilitário a gasolina em um modelo a diesel: como este motor é mais pesado -- mesmo de apenas 4 cilindros --, a adaptação pode trazer mais problemas que benefícios.

Cabe lembrar ainda que boa parte da segurança de um veículo vem da consciência do motorista. O leitor parece muito ciente do objetivo de uma preparação como esta -- manutenção de bom desempenho nas situações onde o motor a diesel deixa a desejar -- e certamente saberá utilizar o Hilux dentro de sua proposta, sem pretensões esportivas.

Como se observa, turbinar um motor a diesel é tarefa simples e que dá ótimos resultados.


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