por Iran Cartaxo Hilux diesel ganha quase 80 cv com turbo
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As únicas
preocupações de um proprietário que decide turbinar
seu carro diesel devem ser a qualidade e correto
dimensionamento do equipamento adquirido, e observar se o
motor foi adequadamente regulado. Para que seja escolhido
um turbo correto, o preparador deve levar em conta a
potência original do motor, sua capacidade cúbica e
regimes de rotação. O proprietário pode verificar
facilmente se a turbina foi bem escolhida caso haja uma
versão original turbinada do veículo, mesmo que não
disponível no Brasil: basta verificar se ela possui
dimensões semelhantes à usada pela fábrica. A principal regulagem a ser feita no motor diesel para adaptá-lo ao turbo é o aumento do débito de combustível efetuado pela bomba injetora. Esse é o ponto que diferencia uma boa adaptação de uma de má qualidade. O bom preparador de diesel consegue regular a bomba e obter uma queima perfeita, sem a tradicional fumaça preta, em qualquer regime de rotação. Isso caracteriza uma boa regulagem e será o ponto determinante para manter o consumo em níveis baixos. A maior parte dos turbos adaptados em diesel usa pressões em torno de 0,7 e 0,8 kg/cm². Não há necessidade de usar pressão mais baixa que isso, já que praticamente não existem riscos para o motor. E pressões mais altas não podem ser usadas sem que se troque a bomba injetora por uma de maior vazão, ou seja, as bombas originais em geral só conseguem alimentar de maneira satisfatória até esses patamares de aumento de vazão de ar. Os benefícios são claros: mais torque e potência, que se traduzem em acelerações mais rápidas, manutenção da velocidade em subidas ou até ganho de velocidade nestas condições, e o melhor de tudo -- retomadas mais rápidas que resultam em ultrapassagens mais seguras. Foi simulado para seu carro um turbo adaptado com pressão de 0,8 kg/cm² e intercooler, para aumentar a eficiência do conjunto e diminuir a possibilidade de superaquecimento do motor, já que este trabalhará sob uma maior carga. Confira o desempenho das preparações: |
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É esperado que o consumo se mantenha
bem próximo dos níveis originais, já que o turbo não
tira potência do motor para funcionar e ainda devolve
energia para o mesmo em forma de ar comprimido.
Considerando que o maior torque exigirá menos reduções
de marcha e permitirá dirigir com menor aceleração,
não se devem tolerar aumentos de consumo de mais de 15%,
pois serão indicativo de uma regulagem mal feita. |
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