Consultório
Técnico
por Fabrício Samahá
Detonação, fenômeno perigoso
para o motor
Tenho lido com freqüência no Best
Cars sobre detonação ou batida de pino. Gostaria de saber
como ocorre esse fenômeno e quais suas possíveis conseqüências.
Vinícius E. Franco
Guarulhos, SP
Em condições normais, assim se processa a combustão, ou queima
da mistura ar-combustível, que propicia o movimento do veículo:
no final do ciclo de compressão do pistão é emitida a faísca
da vela; a mistura inflama-se e a chama percorre gradualmente
toda a câmara de combustão; os gases da queima então empurram
o pistão para baixo, acionando a biela e o virabrequim, de modo
a impelir o motor.
Quando algo não está dentro das especificações -- taxa de
compressão muito elevada, ponto de ignição muito avançado,
vela incorreta ou combustível de baixa qualidade, por exemplo
--, a chama propaga-se de modo desordenado, o que eleva
subitamente a pressão e a temperatura na câmara de combustão.
Surge então uma combustão espontânea, uma segunda chama em
outro ponto da câmara. Ao chocar-se com a chama original, gerada
pela vela, a segunda chama provoca um ruído metálico
("grilo") que se assemelha ao de bolinhas de gude
dentro de um copo. É a detonação ou, no vocabulário comum,
"batida de pino" -- um termo equivocado, pois não há
pinos para bater no interior do motor.
A detonação causa prejuízos ao produzir um deslocamento mais
rápido dos gases da combustão, que se chocam contra os extremos
da câmara e geram calor. Se a detonação persiste por algum
tempo, a elevação de temperatura dos componentes pode levar a
uma trinca no cabeçote, um furo na cabeça do pistão ou à
fundição do cilindro.
Além da conservação de características equilibradas do motor,
através de manutenção regular e, se for o caso, uma
preparação feita com critérios, a detonação pode ser
prevenida com alguns cuidados. Deve-se evitar a aceleração a
fundo em baixas rotações sempre que houver maior risco, como ao
subir uma serra litorânea (a maior pressão atmosférica e a
temperatura elevada são fatores agravantes); procurar abastecer
em postos mais confiáveis, evitando promoções
"milagrosas" que possam indicar adulteração do
combustível; e, caso a detonação seja constatada, dirigir o
veículo sem maiores esforços até submetê-lo a uma inspeção
por um mecânico capacitado.
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