Consultório Técnico


por Fabrício Samahá


Detonação, fenômeno perigoso para o motor


Tenho lido com freqüência no Best Cars sobre detonação ou batida de pino. Gostaria de saber como ocorre esse fenômeno e quais suas possíveis conseqüências.

Vinícius E. Franco
Guarulhos, SP


Em condições normais, assim se processa a combustão, ou queima da mistura ar-combustível, que propicia o movimento do veículo: no final do ciclo de compressão do pistão é emitida a faísca da vela; a mistura inflama-se e a chama percorre gradualmente toda a câmara de combustão; os gases da queima então empurram o pistão para baixo, acionando a biela e o virabrequim, de modo a impelir o motor.

Quando algo não está dentro das especificações -- taxa de compressão muito elevada, ponto de ignição muito avançado, vela incorreta ou combustível de baixa qualidade, por exemplo --, a chama propaga-se de modo desordenado, o que eleva subitamente a pressão e a temperatura na câmara de combustão. Surge então uma combustão espontânea, uma segunda chama em outro ponto da câmara. Ao chocar-se com a chama original, gerada pela vela, a segunda chama provoca um ruído metálico ("grilo") que se assemelha ao de bolinhas de gude dentro de um copo. É a detonação ou, no vocabulário comum, "batida de pino" -- um termo equivocado, pois não há pinos para bater no interior do motor.

A detonação causa prejuízos ao produzir um deslocamento mais rápido dos gases da combustão, que se chocam contra os extremos da câmara e geram calor. Se a detonação persiste por algum tempo, a elevação de temperatura dos componentes pode levar a uma trinca no cabeçote, um furo na cabeça do pistão ou à fundição do cilindro.

Além da conservação de características equilibradas do motor, através de manutenção regular e, se for o caso, uma preparação feita com critérios, a detonação pode ser prevenida com alguns cuidados. Deve-se evitar a aceleração a fundo em baixas rotações sempre que houver maior risco, como ao subir uma serra litorânea (a maior pressão atmosférica e a temperatura elevada são fatores agravantes); procurar abastecer em postos mais confiáveis, evitando promoções "milagrosas" que possam indicar adulteração do combustível; e, caso a detonação seja constatada, dirigir o veículo sem maiores esforços até submetê-lo a uma inspeção por um mecânico capacitado.



Volta ao Consultório Técnico

Volta à página principal


© Copyright 1998-2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados