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CONSULTÓRIO
DE PREPARAÇÃO |
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por Iran Cartaxo
Gol 1,8: cabeçote rebaixado,
comando 288° e filtro de ar esportivo
Meu carro é um Gol GL 1.8 álcool 92. Aos 56.000 km fiz
uma preparação leve no motor, com rebaixamento de 1 mm
no cabeçote, troca do comando 049H pelo 049G, troca do
carburador TLDZ pelo 3E, ajuste do ponto de ignição e
eliminação do vácuo. Pergunto o seguinte: 1) Qual a
nova taxa de compressão? 2) Qual a curva de potência
estimada para o motor com estas alterações? 3) Um
coletor de escape dimensionado aumentaria o rendimento?
Em quanto? 4) Trocando o comando para um 288° e um Weber
40, como ficaria? Na atual configuração o motor atinge
7000 rpm e já ganhou de vários Gol com comando 288° na
arrancada, mesmo com a caixa longa. Ainda gostaria de
saber sobre a eficiência dos filtros de ar esportivos
(ovais) em relação ao original e qual o problema de
andar sem filtro.
João Paulo S. Porto
atinoxpoa@acesita.ind.br
Porto Alegre, RS
A preparação atual de seu carro pode ser classificada
como bem leve, algo que a própria fábrica se atreveria
a pôr a venda -- a não ser pela taxa de compressão,
que está bem alta para um carro a ser vendido em série.
De resto, pode ser enquadrada como um "veneno de
fábrica".
Mas um deslize foi cometido: a eliminação do avanço a
vácuo. Essa medida é baseada na impressão de que ele
promove um atraso de ponto de ignição em regimes
normais de uso, ou que possa ocasionar detonação. Mas
isso não ocorre, pois o avanço a vácuo só atua quando
a borboleta de aspiração é fechada, produzindo o
vácuo, por isso a detonação está afastada. O que ele
faz é adiantar o ponto de ignição com a borboleta
fechada, e não atrasar o ponto quando ela abre. Tendo
isso em vista, a desativação do avanço em nada
influencia na curva de ponto de ignição em regimes
normais de funcionamento. Deixa-se, assim, de desfrutar
do ajuste do ponto provido pelo vácuo quando a borboleta
é fechada.
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O carburador
3E é também um pouco grande demais para a
configuração atual. Um 2E seria o bastante e cumpriria
melhor o papel, tendo em vista a ênfase no torque. Mas
não chega a provocar uma alteração sensível neste
caso, e o 3E pode ser prefeitamente utilizado,
priorizando potência em alta rotação.
Um cálculo aproximado da sua taxa de compressão atual,
já que a taxa efetiva só pode mesmo ser determinada com
uma medição (saiba mais), revela uma
configuração bastante otimizada. Ela está beirando os
14:1, o que lhe dá torque e eficiência na queima,
poluindo e consumindo menos.
A colocação de um coletor de escapamento dimensionado
traria cerca de 5 cv a mais para |