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CONSULTÓRIO DE PREPARAÇÃO

por Iran Cartaxo

Gol 1,8: cabeçote rebaixado, comando 288° e filtro de ar esportivo


Meu carro é um Gol GL 1.8 álcool 92. Aos 56.000 km fiz uma preparação leve no motor, com rebaixamento de 1 mm no cabeçote, troca do comando 049H pelo 049G, troca do carburador TLDZ pelo 3E, ajuste do ponto de ignição e eliminação do vácuo. Pergunto o seguinte: 1) Qual a nova taxa de compressão? 2) Qual a curva de potência estimada para o motor com estas alterações? 3) Um coletor de escape dimensionado aumentaria o rendimento? Em quanto? 4) Trocando o comando para um 288° e um Weber 40, como ficaria? Na atual configuração o motor atinge 7000 rpm e já ganhou de vários Gol com comando 288° na arrancada, mesmo com a caixa longa. Ainda gostaria de saber sobre a eficiência dos filtros de ar esportivos (ovais) em relação ao original e qual o problema de andar sem filtro.

João Paulo S. Porto
atinoxpoa@acesita.ind.br
Porto Alegre, RS



A preparação atual de seu carro pode ser classificada como bem leve, algo que a própria fábrica se atreveria a pôr a venda -- a não ser pela taxa de compressão, que está bem alta para um carro a ser vendido em série. De resto, pode ser enquadrada como um "veneno de fábrica".

Mas um deslize foi cometido: a eliminação do avanço a vácuo. Essa medida é baseada na impressão de que ele promove um atraso de ponto de ignição em regimes normais de uso, ou que possa ocasionar detonação. Mas isso não ocorre, pois o avanço a vácuo só atua quando a borboleta de aspiração é fechada, produzindo o vácuo, por isso a detonação está afastada. O que ele faz é adiantar o ponto de ignição com a borboleta fechada, e não atrasar o ponto quando ela abre. Tendo isso em vista, a desativação do avanço em nada influencia na curva de ponto de ignição em regimes normais de funcionamento. Deixa-se, assim, de desfrutar do ajuste do ponto provido pelo vácuo quando a borboleta é fechada.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Gol GL 1,8 original (em azul); com a preparação atual (em verde); e com comando 288° e carburador Weber 40 (em vermelho)

O carburador 3E é também um pouco grande demais para a configuração atual. Um 2E seria o bastante e cumpriria melhor o papel, tendo em vista a ênfase no torque. Mas não chega a provocar uma alteração sensível neste caso, e o 3E pode ser prefeitamente utilizado, priorizando potência em alta rotação.

Um cálculo aproximado da sua taxa de compressão atual, já que a taxa efetiva só pode mesmo ser determinada com uma medição (
saiba mais), revela uma configuração bastante otimizada. Ela está beirando os 14:1, o que lhe dá torque e eficiência na queima, poluindo e consumindo menos.

A colocação de um coletor de escapamento dimensionado traria cerca de 5 cv a mais para