Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Gol 2.000: sem filtro de
ar e gastando muito
Comprei um Gol 86 a álcool com motor
AP-2000, o qual tem bobina e cabos Accel, velas frias, comando de
válvulas bravo (acho que 288º), carburador Weber 40 sem filtro,
escape 4-em-1 e câmbio de Versailles 5 marchas. Gostaria que
simulassem a condição atual do carro. Chega a 200 km/h
(velocímetro) com sobra de acelerador. O desempenho fica nisto
mesmo ou dá para melhorar sem turbinar? Tenho medo de estourar o
motor pelo cheiro de óleo que sinto, mas ele não está
queimando; o antigo dono fez o motor pois este tinha fundido. O
consumo é ruim, em torno de 3 km/l na cidade; como melhorá-lo?
Carlos Henrique Valentim
cvalenti@uol.com.br
A preparação feita em seu carro é correta, tanto na escolha do
motor -- original da linha Gol, o que torna simples a adaptação
-- quanto no veneno aplicado a ele, que não prejudica muito o
torque e mantém a dirigibilidade em nível razoável para uso em
rua. O único erro foi a eliminação do filtro de ar, medida que
não produz efeitos perceptíveis sobre a potência e só traz
desvantagens para manutenção e a durabilidade do motor. O
carburador fica sujeito a uma grande carga de impurezas, perdendo
a regulagem com rapidez, e pode ter um giclê entupido e deixar o
motorista na mão. Ainda pior é a aspiração de impurezas para
a câmara de combustão, onde podem provocar sérios danos e
desgaste elevado (clique aqui para saber
mais).
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para um Gol 2.000 carburado sem preparação, para comparação (em azul), e com a configuração atual do Gol do leitor (em vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
Como se trata de carro preparado, pode-se usar um filtro de ar
esportivo, mas o ganho de potência com a menor resistência à
admissão de ar -- com adoção de filtro esportivo ou mesmo com
a eliminação da filtragem -- não é maior que 2 cv, o que não
justifica o risco de entupimento de giclê e o maior desgaste do
motor. A melhor alternativa ainda seria o conjunto original, que
mantém a pureza do ar admitido.
O cheiro de óleo exalado após o uso em alta rotação por maior
período, como na tentativa de chegar à velocidade final, é
até certo ponto normal e não indica possibilidade de o motor
estourar. Pode ser causado ou acentuado pela eliminação do
retorno de vapor de óleo para o carburador. Trata-se do pequeno
tubo que liga a tampa de válvulas à entrada do carburador,
próximo ao filtro de ar, e tem por objetivo captar o vapor de
óleo contido no interior da tampa de válvulas e levá-o à
câmara de combustão para queima -- medida que reduz as
emissões poluentes. Qualquer que seja o filtro de ar adotado, a
recolocação do retorno de vapor de óleo deverá eliminar ou
reduzir o cheiro, mas atenção: o retorno deve ser feito entre o
filtro de ar e o carburador, nunca antes do filtro, sob pena de
inutilizar o filtro em pouco tempo com o vapor de óleo.
Simulamos um Gol equipado com o motor AP-2000 a álcool, mas sem
preparações, e a condição atual de seu carro (clique aqui para conferir outras opções de
veneno aspirado para este motor). Observe o desempenho
estimado:
Motor 2.000 | Motor 2.000 preparado | |
Potência máxima | 112 cv | 147 cv |
Rotação de potência máxima | 5200 rpm | 5900 rpm |
Velocidade máxima | 183 km/h | 201 km/h |
Rotação à velocidade máxima | 5230 rpm | 5735 rpm |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,1 s | 7,7 s |
Torque máximo | 17,3 mkgf | 16,7 mkgf |
Rotação de torque máximo | 3400 rpm | 3900 rpm |
Encurtamento recomendado na relação de transmissão |
- | 3,9 % |
Aceleração longitudinal no interior do veículo |
0,61 g | 0,81 g |
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão. |
Algoritmo de
simulação de preparação de motores desenvolvido pelo
consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF. |
O consumo de seu carro está um pouco elevado para a
configuração atual do motor, mas uma boa regulagem da curva de
ponto de ignição, associada à limpeza e regulagem do
carburador, deve levá-lo aos níveis esperados, entre 4 e 5 km/l
de álcool na cidade.
Como se pode observar na tabela, seu carro é realmente capaz de
superar os 200 km/h. A indicação no velocimetro, se você puder
levá-lo à velocidade máxima efetiva, deverá ser superior a
esta marca. Com este desempenho seu carro pode competir de igual
para igual com os Gol equipados com turbo a 0,4 kg/cm².