Consultório de Preparação


por Alexandre Makoto


Coletor dimensionado, remapeamento e catalisador


Tenho um Gol CLi 1.8 96. Gostaria de saber qual o óleo mais indicado para ser usado nesse carro (especificação), qual a especificação do fluido de freio mais indicada, e se a injeção single-point pode ser remapeada. Coloquei pneus 185/60 14; quanto se perde na arrancada? A colocação de um coletor dimensionado melhoraria em quanto o desempenho? A retirada do tubo que leva o ar quente para o filtro de ar (com o dimensionado) prejudicaria o motor?

Márcio Ballvé Prates
mprates@bigbox.plug-in.com.br
Porto Alegre, RS


Tenho um Uno CSL 1.6. Gostaria de colocar um coletor dimensionado. Este realmente aumenta o desempenho do carro? Deixei o catalisador "oco" (só o bujão).

Alexandre Dias
wlt@gold.com.br
Belo Horizonte, MG


O uso do coletor dimensionado melhora razoavelmente o desempenho do motor, pois reduz a contrapressão dos gases de escapamento, facilitando sua saída dos cilindros e permitindo maior admissão de mistura. Reduz um pouco o torque em baixas rotações, mas em contrapartida o motor sobe de giros mais rápido, saindo facilmente da zona de baixo torque e deixando o carro mais ágil nas acelerações e retomadas. Para obter bons resultados deve ser usado um coletor de boa qualidade, sem rugas internas e com soldas bem-feitas. Isso é muito importante: um coletor mal-feito pode trazer prejuízo ao desempenho e ao consumo, isto é, jogar fora seu investimento. Ao trocar o coletor, é recomendável adotar um catalisador maior, ou mesmo dois, para que não aconteça o estrangulamento dos gases na saída e para aproveitar melhor o melhor fluxo dos gases do escapamento.

Coletor dimensionado pode trazer bons resultados em qualquer modelo, desde que construído com qualidade


Um melhor resultado poderia ser obtido aliando o coletor dimensionado a uma preparação aspirada, mesmo leve, que pode consistir da substituição do comando de válvulas por um com 5º a 15º a mais de duração na abertura das válvulas e levantamento um pouco maior. A retirada do catalisador deve ser evitada, pois além de aumentar em muito a emissão de poluentes, é ilegal e pode trazer grandes transtornos nas futuras inspeções de veículos. E a remoção de sua colméia não reduz a resistência que ele oferece (clique aqui para saber mais)

A maioria dos módulos de injeção pode ser remapeada para se aproveitar um pouco melhor o potencial do motor. Basta reprogramar o chip original ou substituí-lo por outro, para o qual é copiada a programação do original e então feito o remapeamento, mantendo assim o chip original para uma fácil reversão posterior.

No caso de módulos lacrados, ou de remapeamento difícil, ou ainda quando não se deseja perder a originalidade, pode-se lançar mão de caixas de injeção e ignição adicionais, que procederiam as novas regulagens, atingindo quase o mesmo efeito que um remapeamento. Existem modelos destas caixas que gerenciam bicos extra de combustível, suprindo a maior necessidade de combustível, principalmente com o uso de comando de válvulas bravo ou turbocompressor. Os novos bicos passam a atuar onde a injeção original não conseguiria mais alimentar adequadamente o motor.

A retirada do tubo de aquecimento do ar de admissão não prejudicaria o funcionamento do motor, mas o ideal seria adaptar outra peça que cumpra o mesmo trabalho. A função da mangueira é levar ar aquecido ao motor, diminuindo assim seu tempo de aquecimento e prolongando sua vida útil, uma vez que ele roda menos tempo fora da condição de ajuste ideal das peças, atingida apenas quando o motor aquece.

O lubrificante de motor e o fluido de freio adequados ao Gol são mencionados no manual do veículo. Genericamente, qualquer carro nacional obtém bons resultados com óleo mineral de classificação SG (uma letra superior, como SH ou SJ, é preferível -- clique aqui para saber mais) 20W40 e fluido de freio DOT4. Os pneus 185/60 R 14 possuem perímetro próximo ao dos originais 175/70 R 13, indicando que mantêm inalteradas as relações de transmissão. Assim, apenas a área de atrito pouco superior pode trazer pequena perda em desempenho e consumo, compensada por melhores freadas, acelerações fortes e estabilidade em curva.



Volta ao Consultório de Preparação

Volta à página principal


© Copyright 1998 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados