Consultório de Preparação
por Alexandre Makoto
Coletor dimensionado,
remapeamento e catalisador
Tenho um Gol CLi 1.8 96.
Gostaria de saber qual o óleo mais indicado para ser usado nesse
carro (especificação), qual a especificação do fluido de
freio mais indicada, e se a injeção single-point pode ser
remapeada. Coloquei pneus 185/60 14; quanto se perde na
arrancada? A colocação de um coletor dimensionado melhoraria em
quanto o desempenho? A retirada do tubo que leva o ar quente para
o filtro de ar (com o dimensionado) prejudicaria o motor?
Márcio Ballvé Prates
mprates@bigbox.plug-in.com.br
Porto Alegre, RS
Tenho um Uno CSL 1.6. Gostaria de colocar um coletor
dimensionado. Este realmente aumenta o desempenho do carro?
Deixei o catalisador "oco" (só o bujão).
Alexandre Dias
wlt@gold.com.br
Belo Horizonte, MG
O uso do coletor dimensionado melhora razoavelmente o desempenho
do motor, pois reduz a contrapressão dos gases de escapamento,
facilitando sua saída dos cilindros e permitindo maior admissão
de mistura. Reduz um pouco o torque em baixas rotações, mas em
contrapartida o motor sobe de giros mais rápido, saindo
facilmente da zona de baixo torque e deixando o carro mais ágil
nas acelerações e retomadas. Para obter bons resultados deve
ser usado um coletor de boa qualidade, sem rugas internas e com
soldas bem-feitas. Isso é muito importante: um coletor mal-feito
pode trazer prejuízo ao desempenho e ao consumo, isto é, jogar
fora seu investimento. Ao trocar o coletor, é recomendável
adotar um catalisador maior, ou mesmo dois, para que não
aconteça o estrangulamento dos gases na saída e para aproveitar
melhor o melhor fluxo dos gases do escapamento.
Coletor dimensionado pode trazer
bons resultados em qualquer modelo, desde que construído com
qualidade
Um melhor resultado poderia ser obtido aliando o coletor
dimensionado a uma preparação aspirada, mesmo leve, que pode
consistir da substituição do comando de válvulas por um com
5º a 15º a mais de duração na abertura das válvulas e
levantamento um pouco maior. A retirada do catalisador deve ser
evitada, pois além de aumentar em muito a emissão de poluentes,
é ilegal e pode trazer grandes transtornos nas futuras
inspeções de veículos. E a remoção de sua colméia não
reduz a resistência que ele oferece (clique
aqui para saber mais)
A maioria dos módulos de injeção pode ser remapeada para se
aproveitar um pouco melhor o potencial do motor. Basta
reprogramar o chip original ou substituí-lo por outro, para o
qual é copiada a programação do original e então feito o
remapeamento, mantendo assim o chip original para uma fácil
reversão posterior.
No caso de módulos lacrados, ou de remapeamento difícil, ou
ainda quando não se deseja perder a originalidade, pode-se
lançar mão de caixas de injeção e ignição adicionais, que
procederiam as novas regulagens, atingindo quase o mesmo efeito
que um remapeamento. Existem modelos destas caixas que gerenciam
bicos extra de combustível, suprindo a maior necessidade de
combustível, principalmente com o uso de comando de válvulas
bravo ou turbocompressor. Os novos bicos passam a atuar onde a
injeção original não conseguiria mais alimentar adequadamente
o motor.
A retirada do tubo de aquecimento do ar de admissão não
prejudicaria o funcionamento do motor, mas o ideal seria adaptar
outra peça que cumpra o mesmo trabalho. A função da mangueira
é levar ar aquecido ao motor, diminuindo assim seu tempo de
aquecimento e prolongando sua vida útil, uma vez que ele roda
menos tempo fora da condição de ajuste ideal das peças,
atingida apenas quando o motor aquece.
O lubrificante de motor e o fluido de freio adequados ao Gol são
mencionados no manual do veículo. Genericamente, qualquer carro
nacional obtém bons resultados com óleo mineral de
classificação SG (uma letra superior, como SH ou SJ, é
preferível -- clique aqui para saber mais)
20W40 e fluido de freio DOT4. Os pneus 185/60 R 14 possuem
perímetro próximo ao dos originais 175/70 R 13, indicando que
mantêm inalteradas as relações de transmissão. Assim, apenas
a área de atrito pouco superior pode trazer pequena perda em
desempenho e consumo, compensada por melhores freadas,
acelerações fortes e estabilidade em curva.
© Copyright 1998 - Best Cars Web Site - Todos os direitos
reservados