Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Familiares, até demais

Práticos e com amplo porta-malas para encarar a estrada, estes cinco
sedãs têm menos novidades para o motorista do que pode parecer

Texto e fotos: Fabrício Samahá
_
Fiat Siena
ELX 1,4 Flex
4,15 m
85/86 cv
R$ 48.860*
 
_
Ford Fiesta
Class 1,6 Flex
4,20 m
105/111 cv
R$ 46.653*
 
_
Peugeot 207
Passion XS
1,6 16V Flex
4,23 m
110/113 cv
R$ 44.800*
 
_
Renault Symbol
Privilège
1,6 16V Hi-Flex
4,26 m
110/115 cv
R$ 46.840*
 
_
Volkswagen
Voyage
Comfortline
1,6 Flex
4,23 m
101/104 cv
R$ 51.320*
 
* Preços sugeridos para os carros avaliados, com possíveis opcionais

Depois de longo tempo ausentes do segmento, Peugeot e Volkswagen passaram a oferecer, no fim do ano passado, os sedãs compactos 207 Passion e Voyage. Agora em março a Renault revigorou-se na categoria ao trazer o Symbol, um novo desenho para o Clio Sedan. Eles competem entre si e com adversários já estabelecidos na classe, como Fiesta e Siena, com os quais foram comparados pelo Best Cars. Há mais tempo ou há menos, todos trouxeram algo de novo.

Voyage, Fiesta e Symbol só oferecem uma opção de cilindrada — 1,6 litro — dentro da faixa de desempenho que julgamos aceitável, pois as opções de 1,0 litro, restritas aos dois primeiros, estão longe de atender às necessidades de carros desse patamar de peso. O VW avaliado veio em acabamento de topo Comfortline, ao preço sugerido de R$ 51,3 mil com todos os opcionais, enquanto o Ford configurado de forma semelhante sai por R$ 46,6 mil. Os demais foram selecionados pela proximidade de motorização e preço.

O Symbol aparece no acabamento superior Privilège, com motor de 16 válvulas e freios antitravamento (ABS) opcional, por R$ 46,8 mil
há opção de oito válvulas e, como nos dois já citados, versão com menos equipamentos e acabamento mais simples. O 207 XS de câmbio manual, também de 1,6 litro e quatro válvulas por cilindro, custa R$ 44,8 mil em pacote fechado, sem opcionais — os itens que poderiam ser acrescidos, ABS e bolsas infláveis, estão vinculados à caixa automática. Na linha Fiat há escolha entre 1,4 e 1,8 litro, em versões ELX e HLX, na ordem, mas a segunda se afasta bastante da média de preço ao receber os opcionais necessários. Por isso ficamos com o ELX 1,4, que chega a R$ 48,8 mil com equipamentos similares aos dos demais.

Assim definidos, são concorrentes diretos nos quatro "Ps" que norteiam nossos confrontos: proposta (sedãs compactos com aptidão para levar uma pequena família e sua bagagem em viagens, sem deixar de oferecer praticidade no dia-a-dia urbano), porte (variação de 11 centímetros em comprimento e 10 cm em distância entre eixos), potência (de 86 a 115 cv com álcool em motores flexíveis de 1,4 a 1,6 litro) e preço (variação de R$ 6,4 mil entre as unidades avaliadas, que pode ser menor com outra escolha de opcionais). Continua

> Concepção e estilo
> Conforto e conveniência
> Mecânica, comportamento e segurança
> Comentário técnico
> Simulação de desempenho
> Preços
> Equipamentos de série e opcionais
> Custo-benefício
> Nossas notas
> Ficha técnica

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 7/7/09

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade