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4,15 m |
85/86 cv |
R$ 48.860* |
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Ford Fiesta
Class
1,6 Flex |
4,20 m |
105/111 cv |
R$ 46.653* |
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Peugeot 207
Passion XS
1,6 16V Flex |
4,23 m |
110/113 cv |
R$ 44.800* |
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Renault
Symbol
Privilège
1,6 16V Hi-Flex |
4,26 m |
110/115 cv |
R$ 46.840* |
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Volkswagen
Voyage
Comfortline
1,6 Flex |
4,23 m |
101/104 cv |
R$ 51.320* |
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* Preços sugeridos para os
carros avaliados, com possíveis
opcionais |
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Depois de longo tempo ausentes do segmento, Peugeot e Volkswagen
passaram a oferecer, no fim do ano passado, os sedãs compactos 207
Passion e Voyage. Agora em março a Renault revigorou-se na categoria ao
trazer o Symbol, um novo desenho para o Clio Sedan. Eles competem entre
si e com adversários já estabelecidos na classe, como Fiesta e Siena,
com os quais foram comparados pelo Best Cars. Há mais tempo ou há
menos, todos trouxeram algo de novo.
Voyage, Fiesta e Symbol só oferecem uma opção de cilindrada — 1,6 litro
— dentro da faixa de desempenho que julgamos aceitável, pois as opções
de 1,0 litro, restritas aos dois primeiros, estão longe de atender às
necessidades de carros desse patamar de peso. O VW avaliado veio em
acabamento de topo Comfortline, ao preço sugerido de R$ 51,3 mil com
todos os opcionais,
enquanto o Ford configurado de forma semelhante sai por R$ 46,6 mil. Os
demais foram selecionados pela proximidade de motorização e preço.
O Symbol aparece no acabamento superior Privilège, com motor de 16 válvulas
e freios antitravamento (ABS) opcional, por
R$ 46,8 mil
—
há opção de oito válvulas e, como nos dois já citados, versão com menos
equipamentos e acabamento mais simples. O 207 XS de
câmbio manual, também de 1,6 litro e quatro válvulas por cilindro, custa
R$ 44,8 mil em pacote fechado, sem opcionais — os itens que poderiam ser
acrescidos, ABS e bolsas infláveis, estão vinculados à caixa automática. Na linha Fiat há escolha
entre 1,4 e 1,8 litro, em versões ELX e HLX, na ordem, mas a segunda se
afasta bastante da média de preço ao receber os opcionais necessários.
Por isso ficamos com o ELX 1,4, que chega a R$ 48,8 mil com equipamentos
similares aos dos demais.
Assim definidos, são concorrentes diretos nos quatro "Ps" que norteiam
nossos confrontos: proposta (sedãs compactos com aptidão para
levar uma pequena família e sua bagagem em viagens, sem deixar de
oferecer praticidade no dia-a-dia urbano), porte (variação de 11
centímetros em comprimento e 10 cm em distância entre eixos),
potência (de 86 a 115 cv com álcool em motores flexíveis de 1,4 a
1,6 litro) e preço (variação de R$ 6,4 mil entre as unidades avaliadas,
que pode ser menor com outra escolha de opcionais).
Continua
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