|
Siena |
Fiesta |
207 |
Symbol |
Voyage |
Estilo |
4 |
4 |
2 |
3 |
3 |
Acabamento |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
Posição de dirigir |
4 |
4 |
3 |
4 |
4 |
Instrumentos |
4 |
3 |
4 |
4 |
4 |
Itens de conveniência |
4 |
4 |
4 |
4 |
4 |
Espaço interno |
3 |
4 |
3 |
3 |
4 |
Porta-malas |
5 |
5 |
4 |
5 |
5 |
Motor |
3 |
4 |
5 |
4 |
4 |
Desempenho |
3 |
4 |
4 |
4 |
4 |
Consumo |
4 |
4 |
4 |
3 |
3 |
Câmbio |
4 |
4 |
4 |
3 |
5 |
Freios |
4 |
4 |
3 |
4 |
4 |
Suspensão |
4 |
3 |
4 |
4 |
3 |
Estabilidade |
3 |
4 |
4 |
3 |
4 |
Segurança passiva |
4 |
4 |
3 |
4 |
4 |
Custo-benefício |
3 |
4 |
4 |
4 |
3 |
Média |
3,68 |
3,87 |
3,62 |
3,68 |
3,81 |
Posição |
3º. |
1º. |
5º. |
3º. |
2º. |
|
Custo-benefício
Se os preços básicos parecem
indicar que as marcas francesas cobram bem mais caro, na verdade elas oferecem
versões completas em pacote praticamente fechado, enquanto as outras cobram por quase tudo
à parte
— de ar-condicionado a, no caso do Siena, trava elétrica das portas. O que
se deve considerar são os preços
em equilíbrio de equipamentos.
Para ter bolsas infláveis e freios ABS no 207 Passion seria preciso
selecionar a opção de caixa automática, o que prejudicaria a comparação da parte
mecânica. Assim, ele era o único sem esses itens de segurança, o que explica o
menor preço na condição em que foi avaliado. Por cerca de R$ 2 mil a mais se
pode ter Symbol ou Fiesta em configuração completa, que inclui os
dois dispositivos citados e itens de conforto equivalentes ao do 207, com
algumas variações. Outros R$ 2 mil permitem chegar ao Siena completo, que se
equivale ao Fiesta em conteúdo. É caro demais para um tal configuração e para o
motor menos potente do grupo. Mas surpresa
mesmo é o Voyage — aquele da marca do "carro do povo" — completo
custar cerca de R$ 4,5 mil acima do Fiesta ou do Symbol, sem que seu conteúdo
seja superior ao deles em uma análise geral. Chega-se a ter o 207
automático, com ABS e bolsas infláveis, por R$ 2 mil a menos que ele.
Definida a comparação de custos, vamos aos benefícios, isto é, o que cada um
oferece de melhor. Destaque em absoluto, apenas o câmbio do Voyage, enquanto as
piores notas vão para posição de dirigir, freios e segurança passiva do 207;
motor e desempenho do Siena; instrumentos do Fiesta e câmbio do Symbol. Tudo
considerado, Fiesta (1º) e Voyage (2º)
saem em vantagem na média de notas entre esses sedãs familiares que, apesar da
nova aparência de alguns, são bastante conhecidos para quem os dirige.
Continua |