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C4 Pallas: suspensão bem acertada, mas pneus transmitem impactos

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Linea: bom comportamento, amortecedores mais firmes do que o ideal

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Focus: exemplar em estabilidade e conforto, tradição que se manteve

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Corolla: comportamento melhorou, mas amortecedores são muito duros

O Focus ganhou fama pela suspensão capaz de associar conforto e estabilidade como poucos — em parte pelo sistema multibraço na traseira, mas também pelo talento da marca em calibração. No novo modelo essa qualidade foi mantida, apesar do ajuste mais firme. Os amortecedores de carga alta copiam mais as irregularidades e os pneus têm perfil baixo (de 195/60 R 15 passaram a 205/55 R 16), mas ele ainda é mais confortável sobre piso imperfeito que os concorrentes. E, quando tem pela frente uma sequência de curvas, dá grande satisfação ao motorista: as respostas da direção são precisas e todo o carro se comporta como se espera, sem saída excessiva de frente ou inesperada de traseira quando se corta a aceleração.

Os oponentes também estão em alto nível quanto a comportamento, sem que a suspensão traseira mais simples comprometa em pisos irregulares. No entanto, nenhum deles se iguala ao Focus em conforto. O Pallas tem pneus um tanto duros, que chegam a trazer solavancos ao volante quando se tomam curvas com piso ondulado; no Corolla e no Linea os amortecedores muito firmes no início de curso prejudicam o conforto em pequenas oscilações. A favor do C4 está a opção, ausente do carro avaliado, de controles de estabilidade e tração. Fiat e Ford mostram-se os mais preparados para lombadas.

A Toyota adotou assistência elétrica de direção, que ganhou leveza em baixa velocidade sem prejuízo da precisão em alta, além de poupar energia do motor e dispensar o uso de fluido. A Ford passou ao sistema eletroidráulico, como no Citroën, e traz exclusiva regulagem de assistência em três modos (saiba mais), que funciona bem — mas o modo mais leve poderia deixá-la ainda mais macia em baixa. O Fiat usa assistência hidráulica com bom resultado, mas é certo que se beneficiaria da elétrica com dois modos usada no Stilo. Os quatro estão bem servidos de freios, com sistema antitravamento (ABS) de série e, no caso do C4, assistência adicional em emergência.

O Corolla SE-G traz de série faróis baixos com lâmpadas de xenônio (os altos são convencionais, halógenos), ajuste automático de altura de facho e lavadores de alta pressão — conjunto que no C4 pode vir como opção, mas não equipava o avaliado. Os concorrentes usam unidades mais simples, com duplo refletor de superfície complexa, e os quatro trazem repetidores laterais das luzes de direção, terceira lanterna de freio e faróis de neblina, mas falta a luz traseira de nevoeiro no Toyota e no Fiat. Há ajuste elétrico do facho dos faróis no Ford e no Citroën; no Corolla é automático.

Os quatro se parecem em visibilidade, com algum prejuízo à dianteira em ângulo, pelas colunas mais avançadas do que em antigos projetos, e à traseira pela altura do portamalas. Mas o Focus se destaca pela excelência dos retrovisores externos: são ambos biconvexos, com ótimo campo visual, em vez dos convexos dos outros modelos. Que sirva de exemplo para toda a indústria.

Pelos equipamentos de série, o Corolla sairia à frente em segurança passiva por trazer, além das bolsas infláveis frontais presentes nos quatro, as laterais dianteiras para proteção do tórax. No entanto, pelo preço dos carros avaliados equipam-se Linea e Pallas com as bolsas laterais e as do tipo cortina, que protegem toda a área lateral de vidros, além de encostos de cabeça ativos na dianteira para o Fiat. O Focus é o mais modesto neste quesito, apenas com bolsas frontais, um ponto a ser revisto. Todos trazem cintos de três pontos para os cinco ocupantes, mas no C4 falta encosto de cabeça para o passageiro central. Nota negativa é nenhum ter ancoragem Isofix para cadeiras infantis. Continua

Se o Toyota é o único a trazer bolsas infláveis laterais de série, o Citroën e o Linea podem tê-las (e as cortinas infláveis) como opcionais, recursos ausentes do Ford Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
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