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Grande vantagem do Camry e do Passat pelos faróis de xenônio, além de sistema autodirecional no VW; os do Fusion ainda não iluminam bem

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Fusion: rodar confortável e tração integral de pouca utilidade no Brasil

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Camry: pneus não melhoram conforto e perdem aderência mais rápido

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Passat: calibração o deixa mais esportivo sem tornar desconfortável

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Cada um com uma combinação diversa de conceitos (saiba mais), os três carros apresentam boa calibração de suspensão. Fusion e Camry são macios e bastante confortáveis, como se espera de modelos com foco no mercado norte-americano, mas ficam distantes da imagem de "barcas" dos velhos carros daquele país; o Passat é um pouco mais firme, ao estilo europeu. O Toyota não absorve tão bem as irregularidades do piso quanto se espera pelo alto perfil dos pneus, enquanto o VW até surpreende nesse aspecto diante da medida esportiva que usa. O Ford também poderia melhorar nesse quesito, provável consequência do uso de buchas mais firmes na versão V6.

Em termos de estabilidade, o Passat cativa o motorista por estar sempre "nas mãos", com a melhor comunicação entre volante e rodas e os amortecedores de carga mais alta. Os demais estão em bom nível para carros de luxo, com ressalva para os pneus do Camry, que "cantam" e perdem aderência mais cedo que os demais, aceitável pela medida mais modesta em largura e perfil. Os três contam com controles de tração e de estabilidade, que podem ser desativados. No Toyota, porém, não há um simples botão para isso e o ritual de desativação é trabalhoso.

Com assistência elétrica como a do Passat, a direção do Fusion poderia ganhar mais firmeza em média velocidade ao se dirigir com vigor, mas como está não chega a transmitir insegurança. Por outro lado, no modelo 2010 houve a reivindicada redução do diâmetro de giro (de 12,2 para 11,4 metros), o que o deixou um carro normal nesse quesito — antes era dos mais trabalhosos de manobrar em pequenos espaços. No Camry o sistema é hidráulico e em todos há grande conforto nas manobras. Os freios muito eficientes dos três, com peso correto de pedal, contam com auxílios eletrônicos como sistema antitravamento ABS e distribuição eletrônica entre os eixos.

Nos três carros os refletores de faróis são elipsoidais no facho baixo e de superfície complexa no alto, mas em iluminação e sinalização o Fusion tem bastante a melhorar — e sempre por manter aqui anacrônicos padrões norte-americanos que não se justificam. Para começar, seus faróis têm facho simétrico (sem o maior alcance do lado direito, habitual aqui) e não iluminam muito bem; não há repetidores laterais das luzes de direção nem luz traseira de neblina (os faróis de mesma finalidade equipam os três carros). A Ford chega a manter as luzes de direção traseiras em vermelho e na mesma lâmpada da de freio, contrariando o padrão brasileiro de luz âmbar — nossa legislação permite que o carro siga a lei do país de origem.

Além disso, Camry e Passat têm lâmpadas de xenônio nos faróis (apenas nos baixos no primeiro, mas mantidos quando se ligam os altos de halogênio; no segundo, baixos e altos são de xenônio), itens que a Ford deveria oferecer ao menos no V6. O VW acrescenta o facho autodirecional, em que os faróis acompanham o movimento do volante para iluminar melhor o caminho em curvas. Em baixa velocidade, um foco adicional dirige-se às laterais quando se gira o volante para orientação nas esquinas. O Fusion ao menos deveria ter ajuste elétrico de altura dos fachos, que nos outros é automático. Há mais: enquanto VW e Toyota têm excelentes retrovisores esquerdos biconvexos, o Fusion usa lente plana, de menor campo visual. Os retrovisores do Toyota são enormes, certamente para compensar a absurda obrigatoriedade de espelho esquerdo plano nos EUA.

Os três contam de série com bolsas infláveis frontais, laterais nos bancos dianteiros e cortinas que cobrem toda a área envidraçada lateral, além de cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes. Portanto, estão equilibrados em segurança passiva. Continua

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