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Pequenas por fora, amplas por dentro, a nova Citroën C3 Picasso e
duas adversárias propõem versatilidade para o uso da família

Texto e fotos: Fabrício Samahá
 
Citroën C3 Picasso Exclusive 1,6 16V Flex
4,09 m 110/113 cv R$ 58.990
 
 
Fiat Idea Essence 1,6 16V Flex
3,95 m 115/117 cv R$ 56.753
 
 
Volkswagen SpaceFox Sportline 1,6 Total Flex
4,18 m 101/104 cv R$ 59.095


* Preços sugeridos para os carros avaliados, com opcionais

Uma das primeiras fábricas a produzir uma minivan no Brasil — a Xsara Picasso chegou em 2001, junto da Chevrolet Zafira e precedida apenas pela Renault Scénic —, a Citroën não mostrou a mesma rapidez para ingressar no segmento dos modelos compactos, que já contava com Chevrolet Meriva, Fiat Idea e Nissan Livina. Só no ano passado lançou a "aventureira" C3 Aircross e agora, 10 anos depois da Xsara, chega a vez da C3 Picasso, ou seja, a Aircross sem os elementos fora-de-estrada.

Com expressiva redução de preço em relação à "aventureira", o novo membro da família francesa chega competitivo para enfrentar adversárias consagradas como a Idea, que passou há pouco por uma renovação visual e ganhou novos motores. A concorrência inclui também, de certa forma, a Volkswagen SpaceFox reestilizada no ano passado. Embora seja uma perua e não uma minivan do ponto de vista técnico, a opção da marca alemã tem muito em comum à Idea e à Picasso, tornando válida a comparação.

Acompanhe: as três têm a mesma proposta de uso, pois são modelos pouco maiores que um carro pequeno por fora, mas relativamente espaçosos por dentro e com desempenho adequado ao uso urbano e a viagens da família. Os motores flexíveis de 1,6 litro — com duas válvulas por cilindro na SpaceFox e quatro nas outras — desenvolvem potências similares, entre 104 e 117 cv com uso de álcool. Em porte, a variação máxima é de aceitáveis 22 centímetros em comprimento e 8 cm em distância entre eixos.

Quanto ao preço, a Citroën nos cedeu uma versão Exclusive, o topo da linha, que parte de R$ 57,9 mil e custava R$ 59 mil na configuração avaliada. Está muito próxima da SpaceFox, cujo preço na versão superior Sportline parte de R$ 54,9 mil e alcançava R$ 59,1 mil como testada (não se considere o câmbio automatizado do carro das fotos). Ambas são um pouco mais caras que a Idea, que começa em R$ 46,8 mil na versão Essence 1,6 (mais representativa em termos de vendas que a Sporting 1,75, passo seguinte na gama) e chega a R$ 56,7 mil conforme testada. Continua

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Data de publicação: 10/9/11

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