


Em um comparativo equilibrado sob
muitos aspectos, o menor preço decide o empate a favor da Idea (no centro) |
Equipamentos de série e opcionais |
|
C3
Picasso |
Idea |
Space
Fox |
Ajuste de altura dos
bancos mot./pas. |
S/ND |
S/ND |
S/ND |
Ajuste de apoio
lombar mot./pas. |
ND |
ND |
ND |
Ajuste do
volante em altura/distância |
S/S |
S/S |
O/O |
Ajuste elétrico dos
retrovisores |
S |
O |
S |
Alarme
antifurto/controle a distância |
S/S |
ND |
S/S |
Aquecimento |
S |
O |
S |
Ar-condicionado/controle automático |
S/S |
O/ND |
S/ND |
Bancos/volante
revestidos em couro |
S/S* |
O/O |
O/O |
Bolsa inflável
mot./pas./laterais |
S/S/ND |
S/S/O |
S/S/ND |
Câmbio automático
ou automatizado |
O |
O |
O |
Comando
interno do porta-malas |
ND |
S |
ND |
Computador de
bordo |
S |
S |
S |
Conta-giros |
S |
S |
S |
Controlador
automático de velocidade |
S |
ND |
ND |
Controle de
tração/estabilidade |
ND |
ND |
ND |
Controle elétrico dos
vidros diant./tras. |
S/S |
S/O |
S/S |
Controles de áudio no
volante |
S |
ND |
O |
Direção
assistida |
S |
S |
S |
Faróis de
neblina |
S |
O |
S |
Freios
antitravamento (ABS) |
S |
S |
S |
Imobilizador
eletrônico |
S |
S |
S |
Limpador/lavador
do vidro traseiro |
S |
S |
S |
Luz traseira
de neblina |
S |
ND |
S |
Rádio
com toca-CDs/MP3 |
S/S |
O/O |
O/O |
Relógio |
S |
S |
S |
Repetidores
das luzes de direção |
ND |
S |
S |
Rodas de alumínio |
S |
O |
S |
Terceira luz
de freio |
S |
S |
S |
Teto solar/comando elétrico |
ND |
O/O |
ND |
Travamento
central das portas |
S |
S |
S |
Vidros verdes |
S |
S |
S |
Convenções:
S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; *
revestimento parcial dos bancos |
|
|
C3 Picasso |
Idea |
Space
Fox |
Estilo |
3 |
3 |
3 |
Acabamento |
3 |
2 |
3 |
Posição de dirigir |
3 |
3 |
3 |
Instrumentos |
4 |
4 |
4 |
Itens de conveniência |
4 |
4 |
4 |
Espaço interno |
4 |
4 |
4 |
Porta-malas |
3 |
3 |
4 |
Motor |
4 |
4 |
4 |
Desempenho |
3 |
3 |
3 |
Consumo |
3 |
3 |
3 |
Câmbio |
4 |
4 |
5 |
Freios |
4 |
4 |
4 |
Suspensão |
4 |
4 |
3 |
Estabilidade |
4 |
4 |
3 |
Segurança passiva |
4 |
5 |
4 |
Custo-benefício |
3 |
4 |
3 |
Média |
2º. |
1º. |
2º. |
Posição |
3,56 |
3,62 |
3,56 |
As notas vão de 1
a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa
metodologia |
|
|
Custo-benefício
A diferença entre os preços sem opcionais pode impressionar, mas tem explicação:
a Idea vem bastante despojada de itens de conforto e estética, sendo preciso
acrescentar muitos opcionais
— que chegavam a quase R$ 10 mil na unidade avaliada —
para que ela se equilibre às concorrentes nesses quesitos. Nem mesmo aquecimento
está incluído no preço! Apenas da segurança a Fiat não descuidou, pois bolsas
infláveis frontais e freios antitravamento (ABS) são de série.
Com as duas outras, por se tratar da versão de topo (entre três na C3 Picasso e
entre duas na SpaceFox), o quadro é diferente. "Nossa" Citroën tinha apenas
pintura perolizada, também presente nas rivais, e a VW veio com os poucos
opcionais disponíveis (bancos de couro, sistema de áudio e volante multifunção
com regulagens), em um aumento de cerca de R$ 4 mil.
Nessas condições, a Idea continuava a mais barata, mas por menor margem: em
torno de R$ 2,3 mil abaixo das adversárias, que custavam quase o mesmo.
Comparadas a elas, a Fiat deixava de fora bancos de couro (que podem ser
adicionados), alarme e comandos de áudio no volante, além do controlador de
velocidade da Citroën
— mas era a única a trazer bolsas infláveis laterais. Seu preço quando completa
inclui ainda teto solar, que só ela oferece, e o de todas refere-se a câmbio
automático ou automatizado.
Portanto, na relação entre conteúdo e custo, a Idea sai à frente por pequena
margem. E no restante?
Houve equilíbrio sob vários aspectos considerados nas notas, mas a Idea se
destacou em segurança passiva e custo-benefício, e a SpaceFox, em porta-malas e
câmbio. As notas mais baixas ficaram com o acabamento da Idea e a suspensão e a
estabilidade da SpaceFox. Curioso é que a C3 Picasso não sobressaiu para cima ou
para baixo em nenhum quesito: havia sempre uma adversária com a mesma nota
naquele item.
Tudo considerado, a pequena vantagem para a Idea (um ponto na soma) indica que
são três válidas opções para quem procura, dentro do limite de R$ 60 mil, um
carro prático e bem-equipado para levar a família a qualquer lugar.
Continua |