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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Quem esperava vantagem do Fiesta em desempenho, com base na potência e no torque superiores, não contava com dois importantes detalhes: aerodinâmica e peso. Com quase 200 kg adicionais e Cx 0,05 maior que o do Prisma, ele não conseguiu se impor em nenhum dos parâmetros na simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo.

Há grande equilíbrio entre os carros em velocidade máxima e aceleração, com a liderança alternando-se entre eles e alguns empates. No caso do Prisma seria melhor se o limite de rotações não chegasse tão cedo, logo 100 rpm acima da potência máxima (observe nas curvas ao lado como o motor "acaba" praticamente no pico de potência). O Fiesta mostra melhor cálculo do câmbio para velocidade, pois com gasolina a máxima é a mesma em quarta e quinta marcha, um conceito 4+E. Já com álcool o motor fica mais potente e usa a quinta nessa tarefa.

Nas retomadas também há semelhança, com um detalhe: o Ford vence nas provas em terceira marcha, e o Chevrolet, nas feitas em quarta e quinta. Neste quesito, como nos anteriores, nota-se nos dois modelos ganho expressivo com uso de álcool, que traz mais 6 cv ao Fiesta e 8 cv ao Prisma.

Só não restaram dúvidas em consumo: mais leve e com motor menor, o carro da GM é superior em todas as condições e com qualquer dos combustíveis.
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  Prisma Fiesta
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 171,1 km/h 177,4 km/h 172,6 km/h 177,0 km/h
Regime à velocidade máxima (5a.) 5.200 rpm 5.350 rpm 4.850 rpm 4.950 rpm
Regime a 120 km/h (5a.) 3.650 rpm 3.350 rpm
Potência a 120 km/h 28 cv 33 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 13,5 s 12,7 s 13,5 s 12,6 s
Aceleração de 0 a 400 m 19,2 s 18,6 s 19,2 s 18,7 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 34,8 s 33,9 s 34,6 s 33,8 s
Retom. 80 a 120 km/h em 5ª. 18,0 s 16,6 s 20,9 s 19,0 s
Retom. 80 a 120 km/h em 4ª. 13,0 s 12,0 s 13,9 s 12,8 s
Retom. 80 a 120 km/h em 3ª. 10,0 s 9,4 s 9,3 s 8,7 s
Retom. 60 a 100 km/h em 4ª. 11,5 s 10,8 s 13,1 s 12,2 s
Retom. 60 a 100 km/h em 3ª. 8,8 s 8,4 s 8,6 s 8,1 s
Consumo em cidade 10,2 km/l 7,6 km/l 9,6 km/l 6,9 km/l
Consumo em estrada 14,2 km/l 10,8 km/l 13,2 km/l 9,7 km/l
Consumo a 60 km/h 16,1 km/l 12,2 km/l 15,7 km/l 11,5 km/l
Consumo a 80 km/h 14,8 km/l 11,2 km/l 13,8 km/l 10,1 km/l
Consumo a 100 km/h 13,3 km/l 10,1 km/l 12,0 km/l 8,8 km/l
Consumo a 120 km/h 11,8 km/l 9,0 km/l 10,3 km/l 7,5 km/l
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos de avaliações até agosto de 2004; melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo
Dados dos fabricantes
  Prisma Fiesta
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 178 km/h 184 km/h 174 km/h 180 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,0 s 10,6 s 12,4 s 11,7 s
Consumo em cidade 13,1 km/l 9,3 km/l ND
Consumo em estrada 18,5 km/l 13,1 km/l ND
ND = não disponível
Comentário técnico
> Não é à toa que os dois motores obtêm potência específica tão próxima. Há muito em comum entre eles: comando de válvulas único, duas válvulas por cilindro com acionamento por alavanca roletada, flexibilidade em combustível, taxa de compressão que obtém bom aproveitamento do álcool (12,3:1 no Fiesta e 12,4:1 no Prisma). Os três últimos itens são novidades no motor de 1,4 litro da GM, que começou com 60 cv no Corsa com injeção monoponto (1994), passou a 85 cv no Celta multiponto (2003) e agora chega a 97 cv com álcool, aumento de 61% sobre a versão inicial.

> Chama atenção no carro da GM a diferença de 8 cv entre o uso de gasolina e o de álcool, a maior até agora em motores flexíveis. A simulação do Best Cars indica que, entre os
modelos já avaliados, este tem o maior atraso de ignição ao usar gasolina, única forma de evitar detonação com a taxa tão elevada.

> Era possível esperar que, neste sedã com motor 1,4, a GM aplicasse estabilizadores às suspensões. Embora ausentes do Celta, sempre equiparam os Corsas de 1,4 e 1,6 litro e também as versões 1,0 com ar-condicionado. Como se sabe, ao controlar melhor a inclinação da carroceria em curvas, o estabilizador permite o uso de molas mais macias, em benefício do conforto. Mas se pode dizer que, mesmo sem esse recurso, o Prisma tem um rodar suave — mais até que o do Fiesta, que usa estabilizador na dianteira. Em contrapartida, a ausência de subchassi no carro da GM cobra seu preço na pior absorção de impactos e vibrações.

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