Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
O preço do GTI (à direita) torna crítica sua relação custo-benefício, mas tudo seria
diferente sem o Imposto de Importação: poderia chegar por cerca de R$ 73 mil
Nossas notas
  Palio Polo
Estilo 3 4
Acabamento 3 3
Posição de dirigir 4 5
Instrumentos 4 4
Itens de conveniência 4 4
Espaço interno 3 4
Porta-malas 3 3
Motor 4 5
Desempenho 4 5
Consumo 4 3
Câmbio 4 4
Freios 4 5
Suspensão 4 4
Estabilidade 3 5
Segurança passiva 4 5
Custo-benefício 4 2
Média 3,68 4,06
Posição 2º. 1º.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia
 
Teste do Leitor

Custo-benefício

Como sabemos desde o início, existe um abismo entre os carros em termos de preço. O 1.8R avaliado custa R$ 50,3 mil, valor que chegaria a R$ 61,6 mil se fosse o modelo de cinco portas com bolsas infláveis laterais, não oferecidas no três-portas. O GTI tem preço único de R$ 99,5 mil, acréscimo de 97,5% sobre o Palio do comparativo. É quase o dobro.

Parte do preço do VW deve-se ao fato de ser importado da Europa, portanto sujeito ao pesado Imposto de Importação de 35%. Com isso, a relação custo-benefício se torna muito desfavorável até diante de um carro nacional da mesma faixa, como o Honda Civic Si, que oferece 42 cv adicionais, mais espaço interno e projeto mais moderno.

É verdade que o VW traz vantagens consistentes sobre o Fiat, como o excelente desempenho, freios superiores, suspensão muito bem calibrada, controle de estabilidade e melhor posição de dirigir, para não falar no desenho mais harmonioso. Mas está no mesmo patamar do Palio em acabamento e itens de conveniência, quando o esperado seria um carro superior nesses quesitos para justificar, ao menos em parte, a diferença de preço.

O que torna a questão mais intrigante é saber que, se fosse isento do Imposto de Importação, o GTI poderia chegar aqui (depois de atravessar um oceano) na faixa de R$ 73 mil, apenas 18% mais que o Palio com as bolsas laterais, que ele também tem. Uma diferença de valores bem menor, que tornaria o importado muito convidativo e deixaria à mostra o quanto o 1.8R, praticamente nosso único pequeno esportivo, precisa evoluir.
Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade