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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Diante da diferença expressiva em potência e torque, era esperada uma vantagem consistente do Polo em desempenho na simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo. Mas se pode dizer que o Palio brigou bem com o oponente.

Em velocidade máxima o GTI venceu por 20 km/h, menos do que previam os dados dos fabricantes. Nota-se em ambos um bom equilíbrio de rotações: no Palio a 191 km/h o motor está apenas 200 rpm acima da potência máxima, enquanto o do Polo a 211 km/h fica 100 rpm abaixo do regime de maior potência. Nesse aspecto o Fiat evoluiu com os pneus maiores do modelo 2008, pois na versão anterior "sobravam" 400 rpm. O regime a 120 km/h também caiu (em 150 rpm), para menor nível de ruído em viagem.

O Palio deu bom trabalho ao Polo em aceleração, ao ficar cerca de 2 segundos atrás do VW, tanto de 0 a 100 km/h quanto de 0 a 1.000 metros. Na outra simulação, de 0 a 400 m, a diferença é ainda menor: menos de 1 s. E, com a ajuda do câmbio curto e do menor peso, foi o 1.8R o vencedor na retomada de 60 a 100, empatando com o GTI na de 80 a 120 ao usar gasolina.

Motores turbo como o do Polo costumam ser econômicos em situações de pouca exigência, como os ciclos simulados pelo Best Cars. Não foi diferente desta vez, mas o Palio ainda o superou por boa margem (de 1 a 1,9 km/l) em todas as condições.
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  Palio Polo
gas. álc.  
Velocidade máxima 191,1 km/h 192,0 km/h 211,3 km/h
Regime à velocidade máxima (5ª) 5.650 rpm 5.700 rpm 5.700 rpm
Regime a 120 km/h (5ª) 3.550 rpm 3.200 rpm
Potência a 120 km/h 28 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,0 s 9,7 s 8,2 s
Aceleração de 0 a 400 m 17,0 s 16,9 s 16,1 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 31,2 s 30,9 s 29,4 s
Retomada de 80 a 120 km/h (5ª) 11,4 s 11,1 s 11,4 s
Retomada de 60 a 100 km/h (4ª) 7,5 s 7,4 s 8,2 s
Consumo em cidade 8,6 km/l 6,0 km/l 7,4 km/l
Consumo em estrada 12,2 km/l 8,7 km/l 10,8 km/l
Consumo a 60 km/h 13,7 km/l 9,8 km/l 11,8 km/l
Consumo a 80 km/h 12,7 km/l 9,1 km/l 11,4 km/l
Consumo a 100 km/h 11,6 km/l 8,3 km/l 10,6 km/l
Consumo a 120 km/h 10,6 km/l 7,6 km/l 9,4 km/l
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos de avaliações até agosto de 2004; melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os novos ciclos de consumo
Dados do fabricante
  Palio Polo
gas. álc.  
Velocidade máxima 189 km/h 191 km/h 216 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,4 s 9,2 s 8,2 s
Consumo em cidade 12,2 km/l 8,4 km/l 7,8 km/l
Consumo em estrada 16,3 km/l 11,3 km/l 15,1 km/l
Comentário técnico
> O motor do Polo GTI é o mesmo usado pelo Golf GTI nacional até há alguns anos, quando deu lugar à versão de 180 cv. Deriva do tradicional AP-1800, com bloco de ferro fundido, mas tem evoluções como duplo comando, cinco válvulas por cilindro (sendo três de admissão) e, claro, o turbocompressor com resfriador de ar. A pressão máxima de 0,5 bar é modesta, mas o controle eletrônico faz com que ela se manifeste já em baixa rotação.

> No 1.8R é usado o propulsor Família I da General Motors, a linha dos 1,0, 1,4 e 1,6 de Celta, Prisma e Corsa. Seu ponto alto é a distribuição de potência desde baixa rotação, em que o torque máximo aparece já a 2.800 rpm.
O bom trabalho realizado na linha 2006, e que apareceu no Palio ao ser lançado o 1.8R, deixou-o bem mais suave que nos anos anteriores. Oficialmente, porém, a relação r/l ainda é das piores dos carros nacionais, 0,339. A do Polo, 0,3, fica no limite aceitável.

> Além da maior altura livre do solo, citada no texto, a troca dos pneus do 1.8R no modelo 2008 (de 185/60-14 para 185/60-15) deixou a relação final de transmissão 4,4% mais longa. A Fiat optou por não encurtar o diferencial na mesma proporção, talvez pelas críticas de que o modelo anterior estava algo curto de transmissão (e ruidoso) no uso rodoviário, como o Best Cars apontou em comparativo.

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