Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Mais leve, o Palio acelera bem e consome menos, mas não agrada pela suspensão, que perdeu estabilidade; houve retrocesso também nos faróis de refletor simples

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O comportamento dinâmico do Polo está à altura do ótimo desempenho do motor: a impressão é de que o carro foi projetado com a potência de 150 cv em mente

Acelere forte numa saída do trânsito e o contraste aparece. O GTI está sempre firme, com movimentos de carroceria controlados e aderência das melhores — mérito também dos excelentes pneus Dunlop SP Sport Maxx alemães em medida 205/45-16. O rodar não chega a ser desconfortável nem é preciso passar a quase zero em lombadas, apesar do menor vão livre do solo. Claro, algum cuidado extra é preciso para não danificar os pneus de perfil tão baixo. Em curvas de qualquer raio, o acerto da suspensão é perfeito para se dirigir rápido. Controle de estabilidade? Está lá, mas é possível se divertir um bocado antes que ele entre em ação. E pode ser desativado, de qualquer forma.

Com o 1.8R o quadro é bem diferente. Os Palios não são expoentes em comportamento dinâmico, mas esta versão havia conseguido bom resultado com a recalibração de molas, amortecedores e estabilizadores, além dos pneus 185/60-14. Eis que a Fiat resolveu atender aos pedidos de rodas de 15 pol e, em vez de adotar perfil mais baixo (talvez para manter a resistência a buracos), passou à medida 185/60-15.

O carro assumiu um rodar estranho, típico do uso de pneus errados. A suspensão tem curso curto, pois usa molas mais baixas que as dos outros Palios, mas os pneus maiores (12 mm a mais de raio) levaram a altura de rodagem de volta ao padrão das versões não esportivas. Com isso, mais o pequeno entreeixos e certa falta de carga em molas e amortecedores, a carroceria se movimenta muito: a frente sobe nas acelerações e afunda nas freadas, falta precisão nas curvas e há perdas de tração com facilidade ao andar mais forte. E nem por isso o carro passa macio em lombadas, nas quais continua um tanto "seco". A Fiat deveria rever molas e amortecedores e talvez usar pneus de perfil mais baixo, para manter o diâmetro previsto no projeto.

O Polo também é superior nos freios, a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento (ABS) e assistência adicional em frenagens de emergência. Apenas o ABS é opcional no Palio, que usa tambores na traseira. Já o câmbio do GTI não pareceu tão agradável quanto no modelo nacional da VW, ficando no mesmo patamar do 1.8R. Só que a Fiat deveria eliminar a trava redundante contra engate involuntário da ré, que só dificulta o uso (no Polo a trava é necessária pela posição dessa marcha, junto à primeira). Os sistemas de direção usam assistência hidráulica e são equivalentes.

O 1.8R regrediu em faróis para 2008, ao trocar as unidades de duplo refletor pelas simples, na contramão do que ocorreu com Fiesta e Fox. Se a perda é discreta no facho baixo, em alto nota-se grande diferença, pois agora um facho apaga o outro, deixando uma área escura à frente do carro. A Fiat também não aplica luz de neblina traseira, ajuste elétrico do facho dos faróis e repetidores laterais das luzes de direção, presentes no GTI e obrigatórios na Europa. Faróis de neblina equipam ambos, assim como a terceira luz de freio.

Mas o que mais incomoda no Palio, em termos de visibilidade, é o retrovisor esquerdo plano e pequeno, que compromete o campo de visão. O motivo é que o espelho surgiu com lente biconvexa, como a do Polo, mas por alguma razão — imagina o leitor que possa ser redução de custos? — ela foi trocada pela plana, que ficou pequena demais. Também se estranham nele as novas e espessas colunas traseiras do três-portas. E o VW leva vantagem em segurança passiva: traz de série bolsas infláveis frontais e laterais dianteiras (apenas as frontais são disponíveis no Fiat, como opcional) e estende o cinto de três pontos ao quinto ocupante, que dispõe de encosto de cabeça nos dois modelos. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade