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Volante revestido em couro e quadro de instrumentos são novidades do 1.8R, que traz opção de faróis e limpadores automáticos e retrovisor interno fotocrômico

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Parecido com o Polo nacional, o GTI tem acabamento esportivo, sistema de áudio de melhor qualidade que o do Palio e ar-condicionado com controle automático

Ao contrário do que esperávamos, o Polo importado usa o mesmo padrão de plásticos do nacional, apenas mediano como o do Palio. Também se equivalem nos painéis, que incluem computador de bordo com duas medições. O GTI mantém a iluminação em azul e vermelho de alguns Volkswagens brasileiros, em que falta contraste com o fundo preto. A luz vermelha do 1.8R está adequada à proposta e facilita a leitura, mas deveria se repetir no rádio e nos comandos de ventilação, que mantêm o laranja dos outros Palios. Seu grafismo evoluiu em relação ao antigo, que tentava sem sucesso simular o relevo de uma moldura com um simples adesivo.

Qualidade conhecida no Polo, a posição de dirigir está ainda melhor no esportivo com o banco bem envolvente e anatômico. O Palio fica longe nesse quesito, seja pelo encosto mole na região lombar, que cansa após algum tempo, seja por não trazer ajuste longitudinal do volante nem o de altura do banco — este pode equipar apenas o cinco-portas, o que é incompreensível. Os sistemas de áudio usam aparelho amplo e lêem arquivos MP3, mas a baixa qualidade sonora do Fiat é inaceitável em um carro com sua proposta.

Bem-equipado, o GTI traz itens ausentes do concorrente, como ar-condicionado automático, porta-copos escamoteável no painel, comando da terceira porta na chave (no Palio, só a alavanca no assoalho), pára-sóis com espelhos iluminados e destravamento da porta do motorista em separado. Seus controles elétricos de vidros têm função um-toque (no Palio só para o do motorista), sensor antiesmagamento, abertura e fechamento comandados pela chave. Falta aos dois carros o temporizador.

O 1.8R também tem detalhes exclusivos: faróis e limpador de pára-brisa automáticos (no Polo há só um ajuste manual do intervalo do limpador), travamento das portas ao rodar, sistema viva-voz Bluetooth para celular, retrovisor interno fotocrômico, porta-óculos de teto (em um plástico que até o Mille deveria ter vergonha de usar) e faixa degradê no pára-brisa — rara na Europa, onde o sol não incomoda como aqui. Ambos vêm ainda com comando interno do bocal do tanque e indicador de temperatura externa, mas não teto solar.

O novo Palio mostra simplificação em vários itens: perdeu boa parte do revestimento plástico na face interna da terceira porta, o carpete na cobertura do compartimento de bagagem (pode haver outra razão, mas o carro passa aos ocupantes muito ruído vindo da traseira, como ao rodar em piso molhado), as luzes de leitura dianteiras e a lingüeta para liberar a trava de segurança do capô. Mas nada incomoda tanto quanto a nova chave com comandos de travamento das portas e ativação do alarme: a posição dos botões faz o motorista apertá-los sem querer ao dar partida ou desligar o motor.

O espaço no banco traseiro é adequado para duas pessoas, pois falta largura para três. O Polo acomoda melhor as pernas, mas o ocupante central sofre com o encosto duro, no que o Palio é melhor. A Fiat aplicou ao banco dianteiro direito o recurso de correr para frente ao ser rebatido, o que facilita o acesso de quem viaja atrás, mas não incluiu memorização de ajuste longitudinal: ao voltar o banco à posição normal, o assento fica todo para trás e requer nova regulagem. De qualquer modo, o VW nem esse recurso tem.

A capacidade dos porta-malas é praticamente igual: 275 litros no Palio e 270 no Polo. O Fiat perdeu 15 l em relação aos anos anteriores porque o novo estepe, de mesma medida dos demais pneus (185/60-15), deixou o assoalho mais alto e irregular. Mas ele vem com roda de aço, ao contrário do VW, que usa uma de alumínio em pneus 205/45-16 como os outros. Nos dois modelos o banco traseiro é bipartido 60/40. Continua

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