Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
   
Clique para ampliar a imagem
   
C3: painel digital, computador de bordo, áudio sem MP3, porta-malas para 305 l
   
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
   
Clique para ampliar a imagem
   
Punto: painel bem-resolvido, computador, áudio com MP3, porta-malas de 280 l
   
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
   
Clique para ampliar a imagem
   
Fit: painel simples, medidor de consumo, áudio sem MP3, porta-malas para 353 l
   
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
   
Clique para ampliar a imagem
   
Fox: painel insatisfatório, áudio com MP3, porta-malas variável de 260 a 353 l

Em qualidade de plásticos, porém, a melhor impressão é do Honda, seguido por Fiat e Citroën e com o VW por último — este chega a ter as portas só em plástico rígido, sem revestimentos. O C3 trazia revestimento dos bancos em couro, mas o usual é tecido aveludado. Nos demais é algo áspero.

A posição de dirigir é um ponto positivo do Punto, com boa colocação de banco, pedais e comandos, além de ajuste do volante em altura e distância (o Fit não tem o segundo). No C3 e no Fox o banco não é dos mais confortáveis. O VW tem pedais deslocados à direita, e o Citroën, ajustes menos práticos de altura (pelo peso do motorista após liberar a trava) e encosto (em pontos definidos). Os quatro usam bons volantes de três raios.

O novo Fiat está em vantagem em instrumentos: amplos, bem legíveis e iluminados em laranja, incluem computador de bordo com duas medições e configurador de funções. O Citroën também traz computador, embora com indicação de consumo em litros/100 km (não km/l). Seu painel digital facilita a leitura do velocímetro, mas prejudica a precisão do marcador de combustível: como são só seis luzes, cada uma representa cerca de oito litros.

O Honda indica apenas média de consumo em seu computador parcial. Não tem mostrador de temperatura do motor (como o VW), mas usa luz-piloto também para motor frio. Lamentável no Fox é o conta-giros minúsculo; além disso o velocímetro de fundo cinza — que se torna preto sob baixa luz ambiente — nem sempre contrasta com a iluminação branca (a do Fit é amarelada), deixando a leitura difícil.

Os melhores sistemas de áudio estão no Punto e no Fox, com painel amplo e função MP3 — o segundo traz ainda entradas USB e para MP3 portátil. A Fiat deveria aumentar a área de informações da faixa (apenas oito dígitos), enquanto a VW destinou local muito baixo para o aparelho. O C3 tem a vantagem dos comandos de áudio perto do volante (na alavanca do limpador de pára-brisa), mas assim como o Fit não toca MP3. E a Honda deveria habilitar o uso do rádio com a ignição desligada.

O Citroën é o único com o controle elétrico dos vidros mal posicionado, no console central: os dianteiros ficam à frente da alavanca de câmbio e os traseiros entre os bancos, quase inacessíveis pelos ocupantes da frente. Piora o quadro a "depenação" feita em 2006 que os deixou sem função um-toque: agora é preciso segurar os botões até o fim do processo. Nos demais os comandos estão nas portas, com modo um-toque no Punto, nos dianteiros do Fox (ambos com sensor antiesmagamento) e só para descida do vidro do motorista no Fit.

Em todos as portas se trancam ao pôr o carro em movimento, mas o Fiat deveria ter um comando central de destravamento: se um passageiro deseja entrar, o motorista terá de destrancá-las puxando uma das maçanetas, o que pode abrir sua porta sem que ele perceba. Só o Honda não traz alarme com proteção por ultra-som.

O Punto rompe uma tradição da marca ao manter as luzes de posição acesas quando se desliga a ignição, sem o motorista acionar um botão no painel (Stilo) ou no miolo de partida (demais modelos). Seu comutador de faróis é ótimo, do tipo que é apenas puxado — e, com um batente bem definido, não se passa ao facho alto sem querer quando o objetivo é só relampejar. E acabou um antigo inconveniente do Palio e da Idea, os difusores de ar baixos demais. Pena que, como no C3, haja pouco espaço para objetos — até o porta-luvas é diminuto. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade