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Idea: largas molduras e estepe
externo para dar jeito aventureiro a uma minivan |
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EcoSport:
o utilitário
esporte dispensa adereços para ter estilo
fora-de-estrada |
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206: sem expor o estepe,
usa acessórios para se diferenciar das
outras versões |
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CrossFox: com receita próxima
à da Idea, traz uma condenável barra na frente |
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Concepção e
estilo
Um hatch pequeno é o
ponto de partida para os quatro modelos. O CrossFox não deixa de ser um:
o próprio Fox, um projeto brasileiro lançado em 2003 com base na
plataforma do Polo, que surgiu dois anos antes na Europa. A versão
"aventureira" foi lançada em 2005. A 206 SW nasceu no mesmo ano por aqui
(na França em 2002), derivada do 206 hatch lançado em 1999, um ano depois
do mercado europeu. A Escapade é bem recente, setembro do ano passado, e não
tem similar no exterior.
O utilitário esporte do grupo, o EcoSport, é derivado da atual geração
do Fiesta, projeto europeu apresentado em 2001. O Fusion daquele mercado
(sem relação com o sedã vendido aqui;
saiba mais) foi a base para
a Ford brasileira fazer seu "jipinho", lançado em 2003, com modificações
técnicas e de estilo que o aproximaram de um fora-de-estrada.
Finalmente, a minivan Idea parte de uma plataforma exclusiva para o
Brasil, com alguns elementos da linha Palio, e foi lançada aqui em 2005.
Externamente é igual à versão italiana, conhecida desde dois anos
antes. A versão Adventure, um trabalho da Fiat local, chegou em setembro
passado.
O "Eco" é o único a conseguir o aspecto de aventura sem precisar de
acessórios, pois já nasceu com o estepe exposto na traseira, amplo vão
livre do solo e grandes pneus, além das formas retilíneas da carroceria
que transmitem robustez. Os demais recorrem a molduras em plástico
preto-fosco, proteções frontais (com uma barra contundente no CrossFox,
medida infeliz quanto à segurança no tráfego) e, no caso de Fiat e VW,
um estepe externo que prejudica o acesso ao compartimento de bagagem,
como veremos adiante. A Adventure ganhou até um elemento de teto a meio
caminho entre um rack e um aerofólio, algo exagerado, mas
aceitável dentro da proposta. Já as molduras de pára-lamas da Escapade,
com formas irregulares, não parecem um trabalho de fabricante.
Nas dimensões externas, o EcoSport é o maior em comprimento e largura,
seguido por Idea, CrossFox e 206, na ordem. Já o entreeixos e a altura
da Fiat são os mais generosos, vindo Ford, VW e Peugeot na seqüência.
Apenas a Idea e o CrossFox têm o coeficiente
aerodinâmico (Cx) divulgado: 0,34 e 0,36, na ordem. Como referência, as versões
convencionais da 206 têm 0,33 e o Fiesta
repete o do VW (0,36), sendo esperado coeficiente pior para o EcoSport,
por seu formato de carroceria. A área frontal é menor na Peugeot e maior
na Fiat e no Ford.
Conforto
e conveniência
A altura interna cria
diferentes ambientes em cada modelo: CrossFox e Idea são típicos de
monovolumes, com bancos altos e grande distância até o teto (maior na
Fiat); o EcoSport parece um Fiesta mais longe do solo, com pequeno ganho
em altura útil; a 206 fica bem mais perto de um automóvel comum, pouco
mais alta em relação ao terreno, mas com teto claramente mais baixo que
nos demais.
Acabamento e materiais não são pontos altos em nenhum deles, mas a Idea
e a 206 impressionam um pouco melhor, como nos plásticos — rígidos e de
aspecto pobre nos outros dois. O CrossFox avaliado trazia revestimento
dos bancos em curvim ("couro sintético") em dois tons, que
dá um ar mais refinado ao interior e também está disponível na Adventure.
Continua
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