Saiba como anunciar
 
Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
   
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
   
Idea: largas molduras e estepe externo para dar jeito aventureiro a uma minivan
   
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
   
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
   
EcoSport: o utilitário esporte dispensa adereços para ter estilo fora-de-estrada
   
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
   
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
   
206: sem expor o estepe, usa acessórios para se diferenciar das outras versões
   
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
   
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
   
CrossFox: com receita próxima à da Idea, traz uma condenável barra na frente

Concepção e estilo

Um hatch pequeno é o ponto de partida para os quatro modelos. O CrossFox não deixa de ser um: o próprio Fox, um projeto brasileiro lançado em 2003 com base na plataforma do Polo, que surgiu dois anos antes na Europa. A versão "aventureira" foi lançada em 2005. A 206 SW nasceu no mesmo ano por aqui (na França em 2002), derivada do 206 hatch lançado em 1999, um ano depois do mercado europeu. A Escapade é bem recente, setembro do ano passado, e não tem similar no exterior.

O utilitário esporte do grupo, o EcoSport, é derivado da atual geração do Fiesta, projeto europeu apresentado em 2001. O Fusion daquele mercado (sem relação com o sedã vendido aqui; saiba mais) foi a base para a Ford brasileira fazer seu "jipinho", lançado em 2003, com modificações técnicas e de estilo que o aproximaram de um fora-de-estrada. Finalmente, a minivan Idea parte de uma plataforma exclusiva para o Brasil, com alguns elementos da linha Palio, e foi lançada aqui em 2005. Externamente é igual à versão italiana, conhecida desde dois anos antes. A versão Adventure, um trabalho da Fiat local, chegou em setembro passado.

O "Eco" é o único a conseguir o aspecto de aventura sem precisar de acessórios, pois já nasceu com o estepe exposto na traseira, amplo vão livre do solo e grandes pneus, além das formas retilíneas da carroceria que transmitem robustez. Os demais recorrem a molduras em plástico preto-fosco, proteções frontais (com uma barra contundente no CrossFox, medida infeliz quanto à segurança no tráfego) e, no caso de Fiat e VW, um estepe externo que prejudica o acesso ao compartimento de bagagem, como veremos adiante. A Adventure ganhou até um elemento de teto a meio caminho entre um rack e um aerofólio, algo exagerado, mas aceitável dentro da proposta. Já as molduras de pára-lamas da Escapade, com formas irregulares, não parecem um trabalho de fabricante.

Nas dimensões externas, o EcoSport é o maior em comprimento e largura, seguido por Idea, CrossFox e 206, na ordem. Já o entreeixos e a altura da Fiat são os mais generosos, vindo Ford, VW e Peugeot na seqüência. Apenas a Idea e o CrossFox têm o coeficiente aerodinâmico (Cx) divulgado: 0,34 e 0,36, na ordem. Como referência, as versões convencionais da 206 têm 0,33 e o Fiesta repete o do VW (0,36), sendo esperado coeficiente pior para o EcoSport, por seu formato de carroceria. A área frontal é menor na Peugeot e maior na Fiat e no Ford.

Conforto e conveniência

A altura interna cria diferentes ambientes em cada modelo: CrossFox e Idea são típicos de monovolumes, com bancos altos e grande distância até o teto (maior na Fiat); o EcoSport parece um Fiesta mais longe do solo, com pequeno ganho em altura útil; a 206 fica bem mais perto de um automóvel comum, pouco mais alta em relação ao terreno, mas com teto claramente mais baixo que nos demais.

Acabamento e materiais não são pontos altos em nenhum deles, mas a Idea e a 206 impressionam um pouco melhor, como nos plásticos — rígidos e de aspecto pobre nos outros dois. O CrossFox avaliado trazia revestimento dos bancos em curvim ("couro sintético") em dois tons, que dá um ar mais refinado ao interior e também está disponível na Adventure. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade