Homônimos sobre rodas
Além de Fusion e Fox, muitos outros nomes já
foram usados |
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Os
brasileiros que, depois de conhecer o Fusion — sedã de luxo da Ford,
produzido no México e agora vendido no Brasil —, visitarem algum dos
sites europeus da marca podem ter uma surpresa: o Fusion disponível
naquele continente, um misto de perua e utilitário esporte, é na verdade
a base para o EcoSport nacional. E, salvo pelo nome e o fabricante, nada
tem em comum com seu homônimo feito do lado de cá do Oceano Atlântico.
Antes mesmo do
Voyage enviado pelo Brasil, Fox já
É fácil entender a razão desse aproveitamento. Definir um bom nome para
um automóvel é tarefa árdua para o fabricante: além de requisitos
técnicos, como a fácil pronúncia nos idiomas de todos os países onde o
carro será vendido, é preciso atender a fatores como a imagem que se
busca para o produto e, claro, a possibilidade de uso do nome sem
infringir patentes de outras empresas. Algumas marcas tiveram de
rebatizar modelos, em mercados específicos ou mesmo no mundo todo, por
não ter observado esta regra.
Em 1974 já havia um Chevrolet Monza
americano, |
A mesma Opel lançou em 1967 o
Commodore,
Ainda na GM, outros batismos foram reaproveitados. Belmont foi tanto um
grande sedã da australiana Holden quanto o Kadett três-volumes da
inglesa Vauxhall. Esta foi a primeira a usar em um pequeno sedã o nome
Viva, mais tarde visto no Astra da Rússia (com a marca Chevrolet) e hoje
no Daewoo Lacetti vendido na Austrália pela Holden. Chevrolet Lumina
serviu tanto a um sedã grande quanto a uma minivan (com o sufixo APV)
nos EUA, mas ainda é aplicado ao Holden Commodore — nosso Omega — em
mercados do Oriente Médio.
E por falar em Omega, olhe aí o da Oldsmobile em 1973 Na Buick, o nome Century preencheu quase todo o século (seu significado em português) passado: de 1936 a 1942, de 1954 a 1958 e de 1973 a 2005. Roadmaster, dos anos 30 aos 50, também reapareceu na década de 1990. Na Chevrolet, o Blazer de 1984 ganhou o batismo do antecessor lançado em 1969 com base nos picapes pesados — por isso o modelo menor chamou-se S-10 Blazer na primeira geração. Em 1973 já existia nos EUA um Omega, mas pela Oldsmobile e sem relação com o que a Opel lançaria 13 anos mais tarde. E Firenza foi tanto uma linha de compactos da "Olds", baseada no Cavalier, quanto um cupê da Vauxhall derivado do Viva. Continua |
Humor & Curiosidades - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 15/8/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |