Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

A renovação fez bem ao Palio, que não
parece ter a mesma carroceria desde 1996

Clique para ampliar a imagem

O Fiesta é um dos mais atraentes, com
desenho frontal exclusivo para o Brasil

Clique para ampliar a imagem

Formato monovolume e faróis exagerados
deixam o Fit pouco agradável à maioria

Clique para ampliar a imagem

Só com três portas por enquanto, o Fox
tem estilo simpático e já ganhou adeptos

Clique para ampliar a imagem

Concepção e estilo

Há três carros realmente novos e um veterano — o Palio — neste comparativo. O modelo da Fiat, projetado pelo estúdio italiano I.DE.A., surgiu no Brasil em 1996 e pouco depois em outros países ditos emergentes, já que no Primeiro Mundo a marca produz o Punto. Em 2000 foi reestilizado pela ItalDesign de Giugiaro, também responsável pela recente modificação apresentada em novembro. Ao contrário do que alguns pensam, de "terceira geração" esse Palio não tem nada (saiba a diferença entre ela e a reestilização).

Fiesta e Fit nasceram no mesmo 2001 no exterior. O Ford chegava ao Brasil já em maio do ano seguinte; o Honda, só em abril de 2003. A marca instalada em Camaçari, BA aproveitou para modificar o desenho original dos faróis (que perderam o duplo refletor) e das portas (que deixaram de avançar no teto, para baixar os custos), enquanto a fábrica de Sumaré, SP seguiu o padrão do modelo japonês, que se chama Jazz em alguns mercados.

O mais recente, o Fox (outubro último), foi idealizado no Brasil, mas com fins também de exportação à Europa no próximo ano. Em relação ao Polo, que lhe cede a plataforma, é mais curto e alto, uma investida na fórmula de monovolume a que o Fit já recorreu.

Como o Palio ainda não está de todo fora do contexto, os quatro revelam modernidade. No Fiat nota-se o aproveitamento da seção central, agora menos destoante da frente, que era retilínea e se tornou também arredondada. Curioso é que ele foi o primeiro no Brasil a usar pára-brisa bem inclinado e colunas dianteiras algo avançadas, receita que os outros três seguiram. Em termos de aerodinâmica, o Fit tem Cx 0,32, o Fox 0,36 (seria 0,33 com pneus mais estreitos, diferença inesperada), mas as marcas não divulgam o dos demais modelos. O primeiro Palio tinha 0,33.

Qual agrada mais? Pelo que pudemos sentir durante as avaliações, Fiesta, Palio estão com melhor cotação, seguidos pelo Fox. O formato monovolume deste e do Fit parece não ter muitos apreciadores, embora traga vantagens em aproveitamento de espaço. No caso do Honda há ainda críticas ao formato dos faróis, que lembram olhos esbugalhados, enquanto no VW muitos reprovam o estilo da traseira, sem inspiração. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados