Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Clique para ampliar a imagem

Agradável a olhos menos atentos, o interior
do novo Palio decepciona pelo acabamento

Clique para ampliar a imagem

Nos materiais e na montagem o Fiesta fica
em último: a Ford baiana precisa evoluir

Clique para ampliar a imagem

A decoração é a mais discreta, mas o Fit
cativa pela qualidade de acabamento

Clique para ampliar a imagem

No interior do Fox, o desenho moderno
destoa da qualidade de alguns materiais

Descuido: parafusos dos bancos ficam
expostos nos modelos da Fiat, Ford e VW

Conforto e conveniência

Quem espera encontrar um interior luxuoso, entusiasmado pelo preço dos modelos, vai ter uma decepção: simplicidade é a palavra de ordem nos quatro, mas com diferentes significados. O Fit é peculiar: embora pareça espartano aos olhos com seu revestimento sóbrio, sem a profusão de cores e o tecido aveludado dos bancos do Palio, é o que melhor impressiona quanto à qualidade de materiais e montagem.

A Fiat merece um puxão-de-orelha nesse aspecto: apesar de todo o discurso feito em sua apresentação à imprensa, o novo Palio tem pior acabamento que o anterior, com plásticos de qualidade sofrível, rebarbas e encaixes irregulares. Nem a pintura de alguns detalhes em prata convence. Está quase no mesmo triste patamar do Fiesta, que vem sendo criticado por isso desde o lançamento — e não evoluiu até agora, como mostrou este modelo 2004.

O Fox não escapa: também tem plásticos rígidos e só usa esse material (que risca com facilidade) nos painéis de porta, sem ao menos uma faixa de tecido. Seu compartimento de bagagem exibe nas laterais as chapas (também na parte interna da tampa) e os cintos traseiros enrolados — mas seu carpete fica encaixado, ao contrário do Fiesta, que o tem solto. Nesses três modelos se vêem os parafusos dos trilhos do banco ao lado, um descuido simples de evitar.

Os quatro adotam posição de dirigir mais alta que o habitual, o que tem seus apreciadores, mas quem prefere um assento mais baixo pode ajustar a altura do volante (também sua profundidade no Fox, o que é ótimo), exceto no Fiesta, e a do banco. No Palio este comando é elétrico, mas vinculado à compra das caras bolsas infláveis laterais. A reclinação do encosto do Fit, em pontos definidos, é limitada. Os volantes são de três raios e diâmetro correto, com material menos agradável no Palio e no Fiesta, que também é dono dos bancos com menor apoio em curvas.

Os painéis incluem conta-giros e relógio digital, mas faltam ao VW e ao Honda o marcador de temperatura (há só luzes para motor quente demais e, no segundo, frio, testadas na partida). O Ford usa um mostrador de cristal líquido pequeno para essa informação e a de nível de combustível, com leitura difícil, acentuada pelos instrumentos muito recuados. Ao menos abandonou o fundo cinza, que não contrastava bem com a iluminação. No Fox o problema é o conta-giros minúsculo, que se torna mera referência. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados