Agradável a olhos
menos atentos, o interior
do novo Palio decepciona pelo acabamento
Nos materiais e na
montagem o Fiesta fica
em último: a Ford baiana precisa evoluir
A decoração é a mais
discreta, mas o Fit
cativa pela qualidade de acabamento
No interior do Fox, o
desenho moderno
destoa da qualidade de alguns materiais
Descuido: parafusos
dos bancos ficam
expostos nos modelos da Fiat, Ford e VW |
Conforto
e conveniência
Quem espera encontrar um interior luxuoso,
entusiasmado pelo preço dos modelos, vai ter uma decepção: simplicidade
é a palavra de ordem nos quatro, mas com diferentes significados. O Fit
é peculiar: embora pareça espartano aos olhos com seu revestimento
sóbrio, sem a profusão de cores e o tecido aveludado dos bancos do
Palio, é o que melhor impressiona quanto à qualidade de materiais e
montagem.
A Fiat merece um puxão-de-orelha nesse aspecto: apesar de todo o
discurso feito em sua apresentação à imprensa, o novo Palio tem pior
acabamento que o anterior, com plásticos de qualidade sofrível, rebarbas
e encaixes irregulares. Nem a pintura de alguns detalhes em prata
convence. Está quase no mesmo triste patamar do Fiesta, que vem sendo
criticado por isso desde o lançamento — e não evoluiu até agora,
como mostrou este modelo 2004.
O Fox não escapa: também tem plásticos rígidos e só usa esse material (que risca com facilidade) nos
painéis de porta, sem ao menos uma faixa de tecido. Seu compartimento de bagagem exibe nas laterais as
chapas (também na parte interna da tampa) e os cintos traseiros
enrolados — mas seu carpete fica encaixado, ao contrário do Fiesta, que
o tem solto. Nesses três modelos se vêem os parafusos dos trilhos do
banco ao lado, um descuido simples de evitar.
Os quatro adotam posição de dirigir mais alta que o habitual, o que tem
seus apreciadores, mas quem prefere um assento mais baixo pode ajustar a
altura do volante (também sua profundidade no Fox, o que é ótimo),
exceto no Fiesta, e a do banco. No Palio este comando é elétrico, mas
vinculado à compra das caras bolsas infláveis laterais. A reclinação do encosto do Fit, em pontos
definidos, é limitada. Os volantes são de três raios e diâmetro correto,
com material menos agradável no Palio e no Fiesta, que também é dono dos
bancos com menor apoio em curvas.
Os painéis incluem conta-giros e relógio digital, mas faltam ao VW e ao
Honda o marcador de temperatura (há só luzes para motor
quente demais e, no segundo, frio, testadas na partida). O
Ford usa um mostrador de cristal líquido pequeno para essa
informação e a de nível de combustível, com leitura difícil, acentuada
pelos instrumentos muito recuados. Ao menos abandonou o fundo cinza, que não contrastava
bem com a iluminação. No Fox o problema é o conta-giros minúsculo, que se torna mera
referência.
Continua
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