


O estilo é um ponto alto do Montana: linhas modernas e robustas, com
pára-lamas em destaque e colunas ao estilo do El Camino



O Strada não é tão antigo, mas seu desenho agradável parece envelhecido
com a estréia do concorrente: merece reformulação |
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Concepção e
estilo
Assim como os demais concorrentes, estes são
projetos exclusivos do Brasil, pois picapes leves são raros no resto do
mundo. O Montana nasceu a partir do novo Corsa, lançado na Europa em
2000 e aqui após dois anos, mas tem a base mecânica (como a distância
entre eixos) do furgão Combo da Opel alemã. O desenho da caçamba, a
exemplo da frente usada pelo Corsa brasileiro, é obra da GMB.
O Strada, bem conhecido, surgiu em 1998 e foi reestilizado em 2002,
acompanhando o estilo frontal que Giugiaro elaborou para o Palio. Sem
similar na Europa, mas exportado para alguns mercados daquele
continente, foi o primeiro picape leve a adotar suspensão mais alta que
a do automóvel de origem, estratégia que fez sucesso e teve seguidores.
Outro pioneirismo — ainda não copiado, o que é surpreendente — foi a
cabine estendida em cerca de 30 centímetros, com redução da caçamba na
mesma proporção.
Em termos de estilo, a aprovação ao Montana é praticamente unânime. Os
destaques são as colunas centrais largas, com um perfil inspirado no
clássico Chevrolet El Camino, e a solução
de destacar os pára-lamas traseiros, que lembra um pouco o novo
SSR ou os picapes stepside
americanos. Também contribuem para o ar robusto a caçamba volumosa e as
lanternas traseiras com elementos circulares. Recessos nas laterais
servem de apoio para a amarração de cargas e evitam que uma grande área
permaneça lisa, sem adereços, o que acentuaria o entreeixos longo.
A versão Off-Road recebe quebra-mato, elemento ofensivo em caso de
atropelamento e que deveria ser proibido pela legislação (como está por
ser na Europa), uma estrutura tubular ("santantônio") de aparência algo
exagerada e estribos. O resultado agrada, mas fica a impressão de que os
pneus 175/70-14 são muito pequenos e estreitos para um picape com tanto
volume visual. Vai fazer a festa de quem curte personalização.
Do Strada, o que se pode dizer é que mantém linhas harmoniosas, embora
alguns não aprovem a combinação de cabine estendida e caçamba curta (a
nosso ver correta). Apesar de ter os mesmos acessórios fora-de-estrada
nesta versão Adventure e não estar de todo antiquado, o picape da Fiat
perdeu impacto e envelheceu rápido com a chegada do concorrente. A marca
ítalo-mineira prepara uma renovação (saiba
mais), que não pode demorar muito.
Continua
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