Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O estilo é um ponto alto do Montana: linhas modernas e robustas, com pára-lamas em destaque e colunas ao estilo do El Camino

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O Strada não é tão antigo, mas seu desenho agradável parece envelhecido com a estréia do concorrente: merece reformulação

 

Concepção e estilo

Assim como os demais concorrentes, estes são projetos exclusivos do Brasil, pois picapes leves são raros no resto do mundo. O Montana nasceu a partir do novo Corsa, lançado na Europa em 2000 e aqui após dois anos, mas tem a base mecânica (como a distância entre eixos) do furgão Combo da Opel alemã. O desenho da caçamba, a exemplo da frente usada pelo Corsa brasileiro, é obra da GMB.

O Strada, bem conhecido, surgiu em 1998 e foi reestilizado em 2002, acompanhando o estilo frontal que Giugiaro elaborou para o Palio. Sem similar na Europa, mas exportado para alguns mercados daquele continente, foi o primeiro picape leve a adotar suspensão mais alta que a do automóvel de origem, estratégia que fez sucesso e teve seguidores. Outro pioneirismo — ainda não copiado, o que é surpreendente — foi a cabine estendida em cerca de 30 centímetros, com redução da caçamba na mesma proporção.

Em termos de estilo, a aprovação ao Montana é praticamente unânime. Os destaques são as colunas centrais largas, com um perfil inspirado no clássico Chevrolet El Camino, e a solução de destacar os pára-lamas traseiros, que lembra um pouco o novo SSR ou os picapes stepside americanos. Também contribuem para o ar robusto a caçamba volumosa e as lanternas traseiras com elementos circulares. Recessos nas laterais servem de apoio para a amarração de cargas e evitam que uma grande área permaneça lisa, sem adereços, o que acentuaria o entreeixos longo.

A versão Off-Road recebe quebra-mato, elemento ofensivo em caso de atropelamento e que deveria ser proibido pela legislação (como está por ser na Europa), uma estrutura tubular ("santantônio") de aparência algo exagerada e estribos. O resultado agrada, mas fica a impressão de que os pneus 175/70-14 são muito pequenos e estreitos para um picape com tanto volume visual. Vai fazer a festa de quem curte personalização.

Do Strada, o que se pode dizer é que mantém linhas harmoniosas, embora alguns não aprovem a combinação de cabine estendida e caçamba curta (a nosso ver correta). Apesar de ter os mesmos acessórios fora-de-estrada nesta versão Adventure e não estar de todo antiquado, o picape da Fiat perdeu impacto e envelheceu rápido com a chegada do concorrente. A marca ítalo-mineira prepara uma renovação (saiba mais), que não pode demorar muito. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados