Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Passado vs. futuro. Passado?

A perua e a minivan mais vendidas se enfrentam em
um confronto que faz rever alguns novos conceitos

Chevrolet Meriva 1,8 Fiat Palio Weekend Stile 1,8
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O uso do mesmo motor por ambas torna
a comparação ainda mais útil, por acentuar
a influência do peso, área frontal e
outros fatores no desempenho e no consumo
 
> Concepção e estilo
> Conforto e conveniência
> Mecânica, comportamento
e segurança
> Comentário técnico
> Simulação de desempenho
> Preços
> Equipamentos de série e opcionais
> Custo-benefício
> Nossas notas
> Ficha técnica
> Garantia e assistência

Desde que a Renault introduziu o conceito de minivan compacta no Brasil, com a Scénic em 1999, milhares de compradores de veículos familiares têm-se deparado com a questão: vale a pena partir para o novo segmento ou as consagradas peruas continuam uma melhor opção?

Para sanar a dúvida, o BCWS colocou frente a frente uma representante de cada categoria — exatamente as mais vendidas. De um lado, a mais nova minivan nacional (lembre-se, o Honda Fit não é deste segmento; saiba mais), a Chevrolet Meriva, em sua versão de entrada com motor 1,8 de oito válvulas. De outro, a conhecida Fiat Palio Weekend, em acabamento Stile, que este ano recebeu um novo propulsor — por uma feliz coincidência, o mesmo 1,8 da oponente.

Se o motor é igual, um dos "três P" que norteiam nossos comparativos está atendido: a potência, de 102 cv na Meriva e 103 na Palio. Outro "P", o porte, é também satisfeito, com uma condição: que seja considerado o comprimento (10 cm a mais na Weekend) e não a distância entre eixos (20 cm a mais na Meriva), já que é usual nas minivans um entreeixos mais longo em relação ao comprimento total.

Para atender ao último "P", o preço, é preciso selecionar os equipamentos. Com todos os opcionais, a perua da Fiat vai a mais de R$ 44 mil, e a minivan da GM, a R$ 51 mil. Mas é possível compor muitas variações, como as unidades avaliadas: ambas ficavam por volta de R$ 45 mil, só que sem sistema antitravamento de freios (ABS) e bolsas infláveis na Meriva (enfim disponíveis, pois eram reivindicados desde o lançamento). Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

Data de publicação: 16/9/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados