Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O Ford (em cima) é mais arrojado, o Toyota mais conservador, mas é difícil dizer qual tem o desenho mais elegante

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Têm a mesma altura e largura, mas o Corolla (embaixo) brasileiro é 17 cm mais longo que o Focus e que o similar europeu/japonês

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

As lanternas traseiras do Focus são originais no formato, mas as do Corolla assumem um belo efeito com as luzes acesas



No Focus o compartimento do motor tem pintura mais simples, medida de economia

A Toyota escolheu para o Brasil a versão vendida nos Estados Unidos e outros mercados, diferente do comercializado no Japão e Europa na aparência da frente e da traseira. O resultado foi um carro 17 centímetros mais longo e com sensação de pertencer ao segmento dos médio-grandes, o que sempre foi seu objetivo. Lado a lado, o Focus — mais curto pelos mesmos 17 cm — parece mesmo um carro menor.

Os dois transmitem modernidade, mas seguindo escolas diferentes: o Toyota é mais arredondado, o Ford mais anguloso. São originais em detalhes como os arcos dos pára-lamas bem pronunciados e a combinação de formas triangulares (Focus), ou o vinco do capô que afeta a forma dos faróis e as lanternas traseiras com elementos sobrepostos (Corolla). O coeficiente aerodinâmico (Cx) do japonês é expressivo, 0,296, ante 0,32 do europeu.

Qual agrada mais à maioria? Aparentemente o Toyota, pois aposta em um estilo mais convencional, de menos provável rejeição — mas o Ford já é superior nesse aspecto ao hatch da mesma linha, que muitos não apreciam. Para nós, porém, ambos são atraentes e equilibrados, havendo no Focus a vantagem de não se confundir com outros modelos da mesma marca ou de outras.

Conforto e conveniência

Como se espera, nestas versões o ambiente interno é luxuoso e atraente nos dois carros: revestimento dos bancos em couro (cinza-claro no Corolla, que preferimos ao preto do Focus), plásticos de boa qualidade, painel de requintada iluminação e detalhes convenientes, como a luz sobre o assoalho dianteiro do Ford e os fartos porta-objetos do Toyota. A nosso ver, o aplique do painel do Focus que simulava madeira escura era mais elegante que o de tom alumínio agora utilizado.

O motorista acomoda-se bem em ambos, com vantagem para o ajuste do volante do Focus também em profundidade. O do Corolla fica muito distante para alguns usuários, um ponto que merecia revisão. O encosto do SE-G tem uma reclinação prática, bombeando-se uma alavanca, e sobe e desce junto do assento, como deveria ser no Ghia — este, porém, tem ajuste elétrico de altura. Os volantes de quatro raios têm formato adequado e nem o apoio do pé esquerdo foi esquecido. Mas os bancos do Ford deixam até o corpo do motorista escorregar nas curvas, tamanha a falta de apoio lateral.

Os instrumentos compreendem o essencial e, no caso do Focus, um computador de bordo, que deveria informar consumo em km/l (não em litros/100 km, como na Europa, ou milhas por galão, como nos EUA). No Corolla o destaque é o sistema de iluminação Optitron, o mesmo usado pela divisão de luxo Lexus, que se acende ao acionar a ignição e diminui sua intensidade ao se ligarem as luzes externas. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados