Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Corsa: um desenho ainda atual e agradável, que fica mais atraente com os acessórios e rodas da versão SS

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

C3: estilo moderno, embora polêmico, e uma aposta na robustez com os elementos em preto e barras de teto

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Palio: linhas que agradam após duas reestilizações, mas a decoração do 1.8R é exagerada para alguns

Concepção e estilo

São carros bem conhecidos nossos: o Palio, lançado no Brasil em 1996 e remodelado para 2001 e 2004; o Corsa de terceira geração, que surgiu na Europa em 2000 e aqui dois anos mais tarde; e o C3, nascido em 2001 na França e nacionalizado em 2003. O Fiat nunca foi vendido nos grandes mercados europeus, mas ainda é feito em diversos países com o mesmo desenho do nacional, que muda nos próximos meses. O Chevrolet está dando lugar no exterior (onde é um Opel) à quarta geração, enquanto o Citroën permanece em produção lá como aqui, salvo por detalhes estéticos.

São do C3 as formas mais originais, inspiradas no lendário 2CV e que não se confundem com as de outro carro. Os outros são mais convencionais e, se não estão ainda defasados — um mérito do Palio aos 10 anos de mercado —, chamam pouca a atenção pelas linhas. Só que a decoração destas versões muda esse quadro.

O SS segue a linha mais comum em esportivos, baseada em itens aerodinâmicos (defletores dianteiro e de teto, saias laterais e traseira), e adiciona itens em prateado e bonitas rodas —que deveriam ser de 15 pol e não 14, porém. Esta crítica estende-se ao 1.8R, cuja receita parece resgatar a do Uno 1.5R e de outros esportivos do passado: em vez de defletores, uma profusão de faixas decorativas, de gosto questionável. Os dois usam ainda máscara negra nos faróis e lanternas traseiras em novos tons. No C3 a proposta é diferente: pára-choques, saias laterais e molduras nos pára-lamas em preto-fosco, detalhe em prateado junto aos faróis de neblina e barras de teto, além de rodas (de 15 pol) e lanternas exclusivas.

O melhor coeficiente aerodinâmico (Cx) é o do C3, 0,31, ante 0,327 do Corsa e estimado 0,33 do Palio (que era o fornecido para o modelo inicial). Mas o Citroën tem área frontal cerca de 8% maior que a dos outros, de modo que a multiplicação dos números o deixa em leve inferioridade.

Conforto e conveniência

GM e Fiat apostam no destaque da cor vermelha para chamar atenção aos interiores, enquanto a Citroën opta pela sobriedade do revestimento dos bancos em couro preto (de série), com o logotipo da versão bordado nos encostos. O Corsa é o mais ousado, com o vermelho aplicado a boa parte do tecido dos bancos e das portas, o que divide opiniões. No Palio a cor aparece só nos cintos — outra herança do 1.5R — e em uma linha por dentro dos furos do revestimento, de bom gosto. Os três estão na média da categoria — apenas regulares, portanto — na qualidade dos materiais, sobretudo plásticos.

É fácil encontrar a posição de dirigir ideal no C3, com o volante ajustável em altura (como no Palio) e profundidade, além da regulagem de altura do banco, que o 1.8R só tem quando dotado de bolsas infláveis laterais. No SS e no XTR, porém, este ajuste é feito com o motorista aplicando mais ou menos peso ao assento, um meio pouco prático. Também não gostamos da reclinação do encosto do C3 por alavanca, com pontos pré-definidos. Só o Palio usa bancos diferentes das demais versões, mais envolventes, mas os três são relativamente confortáveis.

O painel do C3, com velocímetro digital e marcadores de temperatura e combustível por barras, é fácil de ler e original na aparência. Os demais usam instrumentos analógicos de leitura correta e, no caso do Corsa, a iluminação em vermelho (como no Palio) sobre fundo preto é muito mais agradável e funcional que os dois padrões usados em outras versões da linha. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade