Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O motor 1,8 do Corsa tem boa vantagem em torque e teve as vibrações reduzidas; sua suspensão combina estabilidade, robustez e relativo conforto de rodagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O 1,6 16V do C3 está mais áspero ao rodar com álcool, mas ainda agrada em suavidade; embora seja estável e tenha rodar confortável, sua suspensão é ruidosa

A GM atacou um ponto crítico de seu propulsor, o funcionamento áspero a partir de 3.500 rpm. Agora ele reclama bem menos em "esticadas", mas ainda não prima pela suavidade. Já o da Citroën, que sempre foi expoente nesse aspecto, tornou-se um pouco áspero ao rodar com álcool (provável efeito do maior avanço de ignição, já que a taxa de compressão é a mesma da versão a gasolina), sem chegar a incomodar. O C3 é melhor também na absorção de ruídos — hoje um inconveniente do Corsa, que deixa clara a "depenação" de revestimentos desde 2002.

O C3 havia ganho para 2005 novo sistema de engates do câmbio, que tornou as mudanças leves e precisas. Está mais agradável que o do Corsa e tem, como vantagem adicional, ótimo engate da ré ao lado da quarta, sem travas redundantes (a GM usa anel-trava, necessário neste caso, pois a ré fica no mesmo local da primeira). Mas o grande destaque da marca francesa é a excelente assistência elétrica de direção, que deixa o volante levíssimo — talvez o mais leve em um carro nacional — em velocidade bem baixa, sem deixar de ser preciso em alta. No Corsa o sistema hidráulico opera bem, mas sem brilho.

Comportamento dinâmico é sempre um ponto positivo na Citroën, regra que seu pequeno não descumpre: apesar de mais alto que o concorrente, pode tomar as curvas como um esportivo, com notável precisão e reações que não pegam o motorista de surpresa. Contudo, aqui o Corsa também agrada muito — e com a vantagem de menor ruído e maior sensação de solidez em pisos irregulares, onde os dois carros têm rodar firmes, sem chegar ao desconforto. Lombadas não constituem problema para ambos.

O C3 está mais bem-servido de freios, com discos também na traseira e assistência adicional em emergências (AFU), além do antitravamento (ABS), que o Corsa também oferece. Mas a Citroën deixou muito acentuada a assistência normal, que gera sobressaltos em freadas comuns. Não se trata, a nosso ver, de problema relacionado ao AFU, que não age em condições normais, mas merecia uma recalibração.

São carros bem-equipados de faróis, com duplo refletor de superfície complexa e unidades para neblina à frente e atrás. Só o C3 vem com repetidores laterais das luzes de direção e retrovisor esquerdo convexo, mas ele perdeu (a depenação de novo...) o ajuste elétrico do facho dos faróis, ainda presente no Corsa. Terceira luz de freio equipa ambos. Em segurança passiva, o Exclusive traz de série bolsas infláveis frontais, que o concorrente em versão Premium ainda cobra à parte. Só o Corsa oferece cinto de três pontos para o ocupante central traseiro, que fica sem encosto de cabeça em ambos. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade