


Stilo: mais recente mas não mais atraente, com formas retilíneas que não
agradaram a todos, em especial a traseira acanhada



Golf: estilo bem conhecido e em vias de substituição na Europa, mas com
aprovação geral pelo equilíbrio e personalidade |
Concepção e estilo
Considerado o criador
deste segmento, com o pioneiro GTI de 1,6 litro e 110 cv lançado em 1976
(leia história), o Golf está na
quarta geração e já se aproxima da quinta, a ser revelada no Salão de
Frankfurt em setembro. O modelo atual foi lançado em 1997 na Europa,
chegou aqui um ano depois e em 1999 ganhava cidadania brasileira, com a
produção em São José dos Pinhais, PR. A versão esportiva ganhou motor 30
cv mais potente e a opção de câmbio automático Tiptronic em 2002.
Enquanto a VW cria uma tradição, a Fiat prefere trocar de nome e de
estilo a cada geração de hatches médio-pequenos, do Ritmo dos
anos 70 ao Stilo, passando pelo Tipo e pelo Brava. O quarto membro da
dinastia nasceu no Salão de Genebra em março de 2001, chegando ao Brasil
já como nacional após um ano e meio. A versão Abarth representa, com
méritos, a série de esportivos que já contou com o Tipo 2,0 16V e o
Brava HGT 1,75 16V.
Em comum eles têm o formato de dois volumes bem definidos, com a
traseira em corte vertical e não inclinada como a de Astra e Focus. Mas
as semelhanças param por aí: o Golf é mais arredondado, o Stilo mais
retilíneo. O VW usa os arcos de pára-lamas pronunciados para ganhar
robustez e foi o primeiro carro do segmento com pneus tão grandes
(hoje comuns), enquanto o Fiat recorre a um "ombro" tão destacado na
linha de cintura que não destoaria de um emblema da Volvo na grade.
Qual agrada mais? Apesar da idade avançada, percebe-se aprovação
irrestrita ao VW e nem tão favorável ao Fiat, que deveria convencer mais
no desenho da traseira, considerado muito acanhado -- mesmo mal que o
Marea já enfrentou. Os vidros muito planos e verticais do Stilo, com seu
jeito de quase-monovolume, também geram críticas. Mas para o BCWS ambos
merecem a mesma nota (4) neste quesito.
Em coeficiente aerodinâmico (Cx) são
equivalentes, com 0,31 para o Golf e 0,315 para o Stilo, mas este tem
maior área frontal, mesmo não sendo informada. Em comum
têm também a falta de caracterização esportiva: no GTI há apenas as
belas rodas de 16 pol e a dupla saída de escapamento, e no Abarth, um
discreto spoiler traseiro (as rodas, de desenho menos atraente, são as
mesmas que vêm como opcional no 16V, embora exista opção pelas
belíssimas de 17 pol). É muito pouco para garantir a exclusividade que
se espera de modelos desse preço.
Continua
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