Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Stilo: mais recente mas não mais atraente, com formas retilíneas que não agradaram a todos, em especial a traseira acanhada

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Golf: estilo bem conhecido e em vias de substituição na Europa, mas com aprovação geral pelo equilíbrio e personalidade

Concepção e estilo

Considerado o criador deste segmento, com o pioneiro GTI de 1,6 litro e 110 cv lançado em 1976 (leia história), o Golf está na quarta geração e já se aproxima da quinta, a ser revelada no Salão de Frankfurt em setembro. O modelo atual foi lançado em 1997 na Europa, chegou aqui um ano depois e em 1999 ganhava cidadania brasileira, com a produção em São José dos Pinhais, PR. A versão esportiva ganhou motor 30 cv mais potente e a opção de câmbio automático Tiptronic em 2002.

Enquanto a VW cria uma tradição, a Fiat prefere trocar de nome e de estilo a cada geração de hatches médio-pequenos, do Ritmo dos anos 70 ao Stilo, passando pelo Tipo e pelo Brava. O quarto membro da dinastia nasceu no Salão de Genebra em março de 2001, chegando ao Brasil já como nacional após um ano e meio. A versão Abarth representa, com méritos, a série de esportivos que já contou com o Tipo 2,0 16V e o Brava HGT 1,75 16V.

Em comum eles têm o formato de dois volumes bem definidos, com a traseira em corte vertical e não inclinada como a de Astra e Focus. Mas as semelhanças param por aí: o Golf é mais arredondado, o Stilo mais retilíneo. O VW usa os arcos de pára-lamas pronunciados para ganhar robustez e foi o primeiro carro do segmento com pneus tão grandes (hoje comuns), enquanto o Fiat recorre a um "ombro" tão destacado na linha de cintura que não destoaria de um emblema da Volvo na grade.

Qual agrada mais? Apesar da idade avançada, percebe-se aprovação irrestrita ao VW e nem tão favorável ao Fiat, que deveria convencer mais no desenho da traseira, considerado muito acanhado -- mesmo mal que o Marea já enfrentou. Os vidros muito planos e verticais do Stilo, com seu jeito de quase-monovolume, também geram críticas. Mas para o BCWS ambos merecem a mesma nota (4) neste quesito.

Em coeficiente aerodinâmico (Cx) são equivalentes, com 0,31 para o Golf e 0,315 para o Stilo, mas este tem maior área frontal, mesmo não sendo informada. Em comum têm também a falta de caracterização esportiva: no GTI há apenas as belas rodas de 16 pol e a dupla saída de escapamento, e no Abarth, um discreto spoiler traseiro (as rodas, de desenho menos atraente, são as mesmas que vêm como opcional no 16V, embora exista opção pelas belíssimas de 17 pol). É muito pouco para garantir a exclusividade que se espera de modelos desse preço. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados