
Corsa: bom painel com uma
iluminação desagradável

Fiesta: os críticos marcadores
de cristal líquido

Clio: o mais despojado e com
comandos de vidros ruins

Fox: conta-giros pequeno,
comando de áudio no volante |

Palio: computador de bordo e
itens de conveniência
No Fox deveria haver um porta-luvas convencional, pois a gaveta
sob o banco do motorista, que o pretende substituir, não é o melhor
lugar para acesso pelo passageiro.
O controle elétrico dos vidros do Corsa, Fox e Palio traz
função um-toque (só no do motorista
nos demais), sensor
antiesmagamento e temporizador,
mas nos dois primeiros eles fecham ao travar o carro por fora. Os botões
do Clio continuam em posição incômoda, no console... e pelo jeito
ficarão ali para sempre. Alarme com proteção por ultra-som equipa Fiesta,
Corsa e Fox somente — o Palio sai de fábrica sem ao menos o comando a
distância da trava das portas, um inconveniente. Os modelos da Fiat e da VW têm alerta programável para excesso de velocidade.
Palio e Corsa têm abertura interna da tampa do tanque de combustível;
só o Fiat, alça para liberar a trava do capô e aviso para porta mal fechada;
apenas o Chevrolet, volante revestido em couro; Clio e Corsa,
destravamento das portas em dois estágios, a do motorista em separado.
Entre todos, só no Renault faltam ajuste elétrico dos retrovisores,
travamento automático das portas em movimento e vidros traseiros
elétricos, por se tratar de versão básica. Veja
outros equipamentos de série e opcionais.
Há relativo equilíbrio em espaço interno no grupo, com ligeira vantagem
para Corsa, Fiesta e Fox. Este tem o exclusivo recurso do ajuste
em até 15 centímetros da posição longitudinal do banco traseiro, o que
beneficia o espaço para pernas ou a capacidade de bagagem, conforme a
necessidade do momento. De resto, são carros adequados para quatro
adultos e uma criança, no máximo.
O ajuste do banco também garante ao Fox o maior compartimento de
bagagem: de 260 a 353 litros, conforme a posição escolhida, ante 305 do
Fiesta, 290 do Palio, 260 do Corsa e 255 do Clio. Todos trazem o estepe
na horizontal por dentro, como a maioria prefere.
Continua
|