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Comparativo Completo

Corsa: motor com ótimo torque, mas muito áspero

Fiesta: o menor consumo na nova versão flexível

Clio: o mais potente precisa rever seu acelerador

Fox: ficou para trás na corrida pela maior potência

Palio: bons resultados com o 1,8-litro cedido pela GM

Mecânica, comportamento
e segurança

Há três configurações em confronto aqui: 1,8 litro com duas válvulas por cilindro no Palio e no Corsa (que usam o mesmo motor, só com centrais eletrônicas diferentes), 1,6 litro com quatro válvulas no Clio e a mesma cilindrada com apenas duas válvulas no Fox e no Fiesta. Os três últimos têm acionamento de válvulas por alavanca roletada.

O mais potente é o 1,6 de 16 válvulas do Clio, 115 cv, seguido pelo surpreendente oito-válvulas do Fiesta (graças à alta taxa de compressão adotada na versão flexível; saiba mais sobre técnica), com 111 cv. Atrás deles vêm os 110 do Palio, 109 do Corsa e 103 do Fox, sempre com o uso de álcool. Em torque, porém, a cilindrada fala mais alto e o Palio lidera, com 18,4 m.kgf, contra 18,2 do Corsa, 16 do Clio, 15,8 do Fiesta  e 14,5 do Fox.

Mesmo os sedentos por agilidade ficarão satisfeitos com o desempenho desses carros: relativamente leves e com motores que entregam potência desde baixas rotações, são muito ágeis no trânsito e correspondem a qualquer necessidade em rodovias, chegando a surpreender quem está acostumado a suas versões de 1,0 litro. Claro que o torque generoso do Corsa e do Palio faz diferença, mas seria difícil um deles ficar muito para trás em uma tocada rápida com o grupo.

Algo que decepciona é a atuação brusca do acelerador eletrônico do Clio Hi-Flex, sistema que busca justamente suavizar as respostas quando o pedal é movimentado com rapidez. A Renault conseguiu a proeza de deixá-lo pior do que os comandos a cabo da maioria dos carros... Para piorar a situação, a alavanca de câmbio continua a se mover para frente e para trás conforme o uso do acelerador: assim, o motorista que deixar a mão pronta para trocar de marcha vai levar um tranco cada vez que tirar o pé e voltar a acelerar. É algo que requer urgente reestudo pela marca. Continua

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