
Corsa: motor com ótimo torque,
mas muito áspero

Fiesta: o menor consumo na nova
versão flexível

Clio: o mais potente precisa
rever seu acelerador

Fox: ficou para trás na
corrida pela maior potência |

Palio: bons resultados com o
1,8-litro cedido pela GM
Mecânica,
comportamento
e segurança
Há
três configurações em confronto aqui: 1,8 litro com duas válvulas por
cilindro no Palio e no Corsa (que usam o mesmo motor, só com centrais
eletrônicas diferentes), 1,6 litro com quatro válvulas no Clio e a mesma
cilindrada com apenas duas válvulas no Fox e no Fiesta. Os três últimos têm
acionamento de válvulas por alavanca
roletada.
O mais potente é o 1,6 de 16 válvulas do Clio, 115 cv, seguido pelo
surpreendente oito-válvulas do Fiesta (graças à alta taxa de compressão
adotada na versão flexível; saiba mais sobre
técnica), com 111 cv. Atrás deles vêm os 110 do Palio, 109 do Corsa e 103 do Fox,
sempre com o uso de álcool. Em torque, porém, a cilindrada fala mais
alto e o Palio lidera, com 18,4 m.kgf, contra 18,2 do Corsa, 16
do Clio, 15,8 do Fiesta e 14,5 do Fox.
Mesmo os sedentos por agilidade ficarão satisfeitos com o desempenho
desses carros: relativamente leves e com motores que entregam potência
desde baixas rotações, são muito ágeis no
trânsito e correspondem a qualquer necessidade em rodovias, chegando a
surpreender quem está acostumado a suas versões de 1,0 litro. Claro que
o torque generoso do Corsa e do Palio faz diferença, mas seria difícil
um deles ficar muito para trás em uma tocada rápida com o grupo.
Algo que decepciona é a atuação brusca do
acelerador eletrônico do Clio Hi-Flex, sistema que busca justamente
suavizar as respostas quando o pedal é movimentado com rapidez. A
Renault conseguiu a proeza de deixá-lo pior do que os comandos a cabo da
maioria dos carros... Para piorar a situação, a alavanca de câmbio
continua a se mover para frente e para trás conforme o uso do
acelerador: assim, o motorista que deixar a mão pronta para trocar de
marcha vai levar um tranco cada vez que tirar o pé e voltar a acelerar.
É algo que requer urgente reestudo pela marca.
Continua
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