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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Potência, torque, peso, aerodinâmica, relações de marcha: são tantas as variáveis que influem no desempenho e no consumo de um carro que não seria possível apontar os vencedores em cada item sem a completa simulação elaborada para o BCWS pelo consultor Iran Cartaxo.

Com efeito, como se esperava, não houve um líder absoluto, mas o Astra abastecido com álcool ficou sempre bem colocado em termos de desempenho.

Em velocidade máxima venceram o Corolla e o Astra com álcool, ficando o Civic em último. As marcas japonesas recorrem a uma quarta marcha longa, sobremarcha, cabendo à terceira levar o carro à velocidade final, com o motor "esgoelando" no limite de rotações. Os outros dois modelos chegam à máxima em quarta, mas com regime bem abaixo do que corresponde à maior potência.

O câmbio mais curto é o do Focus, o mais longo o do Corolla, o que afeta a rotação em viagem e o conforto, através do nível de ruído. Fato curioso é que, se dotados de câmbio manual, o Toyota é que seria bem mais curto que o Ford. Ao contrário da japonesa, a marca americana encurtou o diferencial do modelo vendido aqui ao trazer do exterior (EUA, no caso) o câmbio automático, o que explica o fato.

Em aceleração a vantagem é do Astra com álcool, sendo o Civic novamente o mais lento. Mesmo nesse tipo de prova, o baixo torque influi negativamente para o Honda, pois nas mudanças de marcha o motor cai em um regime de rotações em que há menos potência que nos concorrentes, apesar de o valor máximo (130 cv) estar bem situado dentro do grupo.

Nas retomadas, porém, a situação melhora para ele. Os câmbios longos permitem aos japoneses reduzirem mais marchas quando o acelerador é pressionado a fundo, sem exceder o limite de giros do motor, o que torna o Corolla o mais ágil e deixa o Civic em boa posição no caso do 80-120 km/h. Por outro lado, o Honda reassume a "lanterna" no 60-100 km/h.

E quanto ao consumo? Não resta dúvida que a combinação de menor cilindrada, comando com sistemas de variação (VTEC e VVTi) e câmbio com sobremarcha dos nipônicos traz vantagem, como se nota pelos ótimos números no ciclo rodoviário. Mesmo na cidade são bem mais econômicos que os demais, com o Civic à frente, ficando o Focus em último lugar.

No caso do Astra, usar álcool implica rodar 30% a menos na estrada e 35% a menos na cidade com um litro. É um aumento de consumo acima do usual (de 25% a 30%), que pode tornar inútil o motor flexível caso o combustível vegetal supere 60% do preço da gasolina, no uso urbano, ou 65% no rodoviário. Mesmo nessa hipótese, porém, o dono do Flexpower terá o benefício do melhor desempenho em relação ao antigo motor de um só combustível.
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   Astra (gas.) Astra (álc.) Focus Civic Corolla
Velocidade máxima 192 km/h 198 km/h 192 km/h 188 km/h 198 km/h
Regime à vel. máxima 4.600 rpm 4.750 rpm 5.050 rpm 6.800 rpm 6.600 rpm
Marcha de vel. máxima 4ª. 3ª.
Regime a 120 km/h (4ª.) 2.900 rpm 3.150 rpm 3.000 rpm 2.750 rpm
Potência a 120 km/h 27 cv 31 cv 29 cv
Aceler. 0 a 100 km/h 12,4 s 11,6 s 12,8 s 13,8 s 12,6 s
Aceler. 0 a 400 metros 18,5 s 18,2 s 18,9 s 19,9 s 18,8 s
Aceler. 0 a 1.000 metros 33,7 s 32,5 s 34,1 s 34,9 s 33,8 s
Retom. 80 a 120 km/h* 7,9 s 7,5 s 8,9 s 7,6 s 7,3 s
Retom. 60 a 100 km/h* 6,9 s 6,5 s 6,9 s 7,3 s 6,5 s
Consumo em cidade 8,6 km/l 5,6 km/l 8,4 km/l 9,3 km/l 9,1 km/l
Consumo em estrada 13,7 km/l 9,7 km/l 12,8 km/l 14,3 km/l 14,2 km/l
Como funciona o simulador de desempenho; *com redução de marcha; os resultados de consumo não devem ser comparados aos publicados após agosto de 2004

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