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C3: desempenho dos melhores e boa
estabilidade, mas suspensão rumorosa

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Fit: boas respostas para a cilindrada e
o menor consumo, com rodar muito duro

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Polo: bom desempenho e comportamento,
suspensão agora melhor em lombadas

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Clio: rápido como o C3 e com suspensão
confortável, mas estabilidade inferior



Detalhes de estilo do Citroën e do Honda

Em contrapartida, o Renault passa bem por lombadas e irregularidades, que mostram o ponto fraco do Citroën e do Honda: com calibragem muito firme, tornam-se desconfortáveis (mais o Fit) e rumorosos (mais o C3) em pisos de má qualidade. O Polo fica no meio-termo, tendo inclusive melhorado a passagem por lombadas com a adoção, meses após o lançamento, de batente hidráulico na distensão dos amortecedores dianteiros.

Excelente no C3 é a direção com assistência elétrica, que se torna extremamente leve em velocidade abaixo de 15 km/h e facilita em muito as manobras — gira-se o volante com os dedos se desejado. Bem calibrada, assume a devida firmeza em velocidade superior. A do Fit usa o mesmo sistema, mas se torna bastante dura com o motor em marcha-lenta, como ao estacionar. No Polo e no Clio a assistência, por bomba hidráulica (com acionamento elétrico no VW, sistema eletroidráulico), funciona bem.

O Citroën também tem os melhores freios, com discos nas quatro rodas, sistema antitravamento (ABS) de série (este também no Fit, sendo opcional nos outros dois) e assistência adicional em frenagens de emergência. Mas o servo-freio tem atuação exagerada, dificultando a aplicação moderada da pressão. O Honda usa pneus mais estreitos que os demais, imposição do motor pouco potente, o que não chega a comprometer.

Os faróis de todos são de superfície complexa e, à exceção do Fit, usam duplo refletor. O Clio não utiliza mais o tipo superelipsoidal, que equipou a versão RT por apenas um ano. O Honda é também o único sem faróis de neblina, luz traseira de mesmo fim e repetidores nos pára-lamas — esta uma falta indesculpável, pois as luzes de direção dianteiras não podem ser vistas pela lateral.

O melhor retrovisor esquerdo é o do Polo, biconvexo, ante o convexo dos demais. Ainda em visibilidade, dois senões. No Fit as colunas dianteiras são bem mais espessas que nos outros, criando pontos cegos que podem prejudicar a segurança ao contornar esquinas, por exemplo. Não chegam ao absurdo da Meriva, mas estão longe do ideal. Já no C3 o pára-brisa é tão curvo, no sentido vertical, que gera certa distorção e incomoda o motorista, sobretudo em dias ensolarados.

Quanto à segurança passiva, apenas o Polo cobra à parte as bolsas infláveis frontais, de série nos outros, mas é o único com encosto de cabeça também para o quinto ocupante. Já o cinto deste passageiro é de três pontos apenas no C3. Continua

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