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No formato dos faróis, o estilo de cada marca: quatro carros que agradam em desempenho e comportamento

Os câmbios equivalem-se em operação, com engates leves e precisos, mas Focus e 307 levam vantagem no uso da ré, que dispensa anel-trava (novidade no carro da Ford; veja boxe na página anterior). O Stilo tem assistência elétrica de direção, em vez de hidráulica, e combina maciez e precisão tão bem quanto os demais. Ainda, oferece a exclusiva função de assistência adicional (modo City), que deixa o volante bem leve até 36 km/h. Todos dispõem de bons freios, com sistema antitravamento (ABS) e, no caso do 307, reforço em frenagens de emergência. O Fiat traz controle de tração, de pouca utilidade em um país sem neve.

O Focus permanece um dos melhores carros "nacionais" (é argentino) em acerto de suspensão: faz curvas com precisão, exibe ótimo controle dos movimentos da carroceria e não penaliza o conforto de rodagem. Mas não gostamos dos pneus Pirelli P7 com código de velocidade "V", que parecem ter menor aderência que os antigos P6000 de código "H" (faz sentido, pois código superior costuma levar a composto mais rígido). O patamar de desempenho do novo motor certamente recomendaria uma medida mais ousada, como a 205/55-16 usada no Astra, ao menos como opção. O Stilo, fiel à proposta atual da Fiat, dá prioridade ao rodar macio, mas deveria ter maior carga de amortecedores. No Astra e no 307 a situação é oposta: bom comportamento dinâmico, conforto melhorável. Mas nenhum deles merece críticas na passagem por lombadas.

Há equilíbrio quanto aos sistemas de iluminação, com faróis de duplo refletor e superfície complexa, unidades dianteiras e traseira para neblina, terceira luz de freio e, salvo o Stilo, repetidores de luzes de direção nos pára-lamas. O 307 tem o melhor retrovisor esquerdo, biconvexo, ante o convexo do Focus e do Stilo e o plano do Astra. Uma vantagem do Chevrolet está nas colunas dianteiras mais recuadas, típicas de projetos menos recentes, que favorecem a visibilidade. As do Peugeot são as que mais incomodam.

O Fiat é o único que cobra à parte pelas bolsas infláveis frontais, embora ofereça como opcionais também as laterais dianteiras (de série apenas no Astra), laterais traseiras e as superiores, do tipo cortina. É uma incoerência: o carro nacional que mais bolsas pode ter não vem com nenhuma de série nesta versão intermediária. Já os encostos de cabeça e cintos de três pontos para os cinco ocupantes equipam os quatro carros. Continua

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