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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
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Uma olhada menos atenta pelas fichas técnicas poderia levar à impressão de que a 307 SW, com maiores cilindrada, potência e torque, seja superior em desempenho. Só que há outros fatores a considerar, como peso e aerodinâmica.

A simulação de desempenho desenvolvida para o BCWS pelo consultor Iran Cartaxo apontou vantagem para a Fielder em velocidade máxima (por 7 km/h) e aceleração (de 0 a 100 em 0,3 segundo a menos), graças ao melhor Cx (0,31 contra 0,33), menor área frontal e peso inferior em expressivos 170 kg. A vantagem aerodinâmica fica evidente nos 4 cv a menos que ela precisa para manter 120 km/h.

A 307 SW, contudo, mostrou melhores retomadas, como 80 a 120 km/h em quinta em 1,4 s a menos, reflexo do maior torque em baixa rotação (as relações finais nessa marcha são quase
iguais nas duas), mesmo sendo mais pesada. O cálculo de relações de ambas para velocidade final, aliás, é típico de carros esportivos, com excesso de 200 a 300 rpm sobre o regime de potência máxima (6.000 rpm nas duas) na última marcha. Uma "sobra" que se reflete também em alta rotação nas velocidades usuais de viagem.

Não há dúvida que um alongamento de 5% da relação final da quinta marcha as deixaria mais agradáveis nesse aspecto, além de "casar" melhor os regimes. E mais: como na prática 200 km/h são mera curiosidade em um país como o nosso, ambos os fabricantes poderiam alongar em cerca de 10% os câmbios das peruas, para privilegiar o consumo e o nível de ruído.

Por falar em economia, a Toyota foi pouco melhor tanto na cidade quanto na estrada, mas nenhuma atingiu índices realmente bons neste quesito.
   307 SW Fielder
Velocidade máxima 201 km/h 208 km/h
Regime à veloc. máxima (5a.) 6.200 rpm 6.300 rpm
Regime a 120 km/h (5a.) 3.700 rpm 3.650 rpm
Potência consumida a 120 km/h 30 cv 26 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,1 s 10,8 s
Aceleração de 0 a 400 metros 17,8 s 17,6 s
Aceleração de 0 a 1.000 metros 32,3 s 31,8 s
Retomada 80 a 120 km/h (5a.) 12,6 s 14,0 s
Retomada 60 a 100 km/h (4a.) 9,1 s 10,4 s
Consumo em cidade 6,8 km/l 7,9 km/l
Consumo em estrada 12,0 km/l 12,4 km/l
Como funciona o simulador de desempenho; os resultados de consumo não devem ser comparados aos publicados após agosto de 2004

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