Conforto
e conveniência
A mesma diferença vista por fora é percebida por dentro. A Alfa lembra em alguns aspectos um carro de corrida de tempos passados: o painel composto por módulos separados, com ponteiros apontando para baixo em repouso, os instrumentos secundários voltados para o motorista, a alavanca de câmbio (manual, claro) alta e próxima ao volante, este um três-raios com desenho esportivo. Os bancos, pomo do câmbio e volante revestidos em couro são opcionais, havendo oferta de revestimento em tecido e volante de madeira. No painel há apliques que imitam fibra de carbono. |
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Mesmo com o conjunto
esportivo, que substitui a madeira pelo couro no volante, o interior
da Alfa recorre à nostalgia. Destaque para os instrumentos em
módulos separados e voltados ao motorista |
Na Volvo tudo é mais tradicional, embora bem resolvido. Apliques de madeira no volante e pomo do câmbio automático, além de imitações no painel e nas portas, dão um toque de requinte que combina com o revestimento em couro, de série. Os bancos possuem
diversos ajustes elétricos e ambos podem ter o apoio lombar regulado -- na 156, apenas o do motorista, sendo todos os ajustes manuais. Os assentos desta, aliás,
permanecem baixos mesmo na posição mais elevada. |
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Bons bancos
nas duas, mas com ajuste elétrico apenas na V40, à direita. Os da O acabamento é bom nos dois carros, mas não de primeira linha: notam-se alguns parafusos aparentes e uma montagem de componentes imperfeita. Na 156 há o agravante do excesso de peças plásticas. O ar-condicionado das duas tem controle automático de temperatura, botões de fácil utilização e extensão para o compartimento traseiro. Os difusores de ar externos giratórios da Alfa são ótimos; já os centrais acabam direcionando o ar gelado
ao rosto dos ocupantes. |
Requinte e
sobriedade dominam o interior da Volvo, com instrumentos funcionais e
computador de bordo. O ar-condicionado de ambas tem controle
automático e operação muito simples |
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Vantagens da Volvo: temporizador do controle elétrico dos vidros, comutador de farol alto/baixo só de puxar (e que nunca o acende em facho alto),
controle automático de velocidade (impensável num Alfa...), luzes de cortesia no assoalho dianteiro, mais espaço para objetos no console, interruptor para travamento central das portas, lavador/limpador de faróis (isso mesmo, com palhetas, hoje raras). Ainda, o limpador de pára-brisa repassa segundos depois de uma limpeza e há uma
presilha para cartões de estacionamento nesse vidro.
Continua |
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