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Depois de várias tentativas de pouco sucesso -- quem não se lembra do Prêmio e do Voyage? --,
os modelos pequenos de três volumes começam a acertar o passo no
Brasil: estão mais elegantes, oferecem ótimos porta-malas e, muito importante, as versões de 1,0 litro que o mercado tanto procura. A ascensão de vendas fica evidente no crescimento do Siena
e no fato de o Corsa Sedan ter superado o hatchback no mercado
nos últimos meses. |
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Sem mudanças significativas desde o lançamento, em 1995, o estilo do Corsa perdeu atualidade, mas se mantém equilibrado e agradando a muitos |
Corsa e Siena custam
quase o mesmo: R$ 20.313 e R$ 20.757, nesta ordem. O Clio sai por R$
24.490, diferença considerável, mas plenamente justificada pelos itens de
série da versão RT, que nos concorrentes são cobrados à parte ou mesmo
não-disponíveis (veja relação de
equipamentos e opcionais). Completos, eles chegam a R$ 25.020 o
Clio, R$ 28.284 o Siena e R$ 31.030 o Corsa, ou seja, a ordem de
preço se inverte. |
Apesar das diferentes origens, os três têm em comum o fato de não existirem no mercado europeu. O mais antigo, o Corsa, foi desenvolvido no Brasil a partir da carroceria básica do Corsa alemão de segunda geração, lançado lá em 1993. Depois surgiu o Palio, em 1996, com desenho italiano (estúdio I.DE.A) específico para países emergentes, originando no ano seguinte o Siena. Por fim, o Clio Sedan é um projeto da marca na Turquia com base no
hatchback francês de 1998. |
Ainda atual no conjunto, o Siena já foi remodelado, ganhando robustez e linhas traseiras bem mais interessantes que as do anônimo modelo anterior | ![]() |
Apenas o Fiat sofreu reestilização desde seu surgimento: novas frente e traseira, elaboradas por Giugiaro, obtiveram ótimo resultado no sedã, talvez o modelo da família que mais se beneficiou. O Siena ganhou uma traseira robusta e harmoniosa com o restante do conjunto, que permanece atual. O que o prejudica, nesta versão de 1,0 litro, é a opção por reduzidos pneus 165/70 em rodas de 13 pol -- o próprio Palio
ELX hatch, com o mesmo motor, oferece rodas de 14 pol com pneus 175/65, que ajudam muito a "preencher" as linhas das laterais. |
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Faróis enormes e o desenho estranho da traseira, que evidencia a adaptação a partir do hatchback, são pontos polêmicos no desenho do Clio Sedan, que tem a seu favor rodas de alumínio de 14 pol |
De outro lado, o Clio revela modernidade, mas com um estilo bastante polêmico. Se a frente com enormes faróis já provoca divergências
(está sendo reestilizada na Europa; saiba
mais), a traseira consegue agradar a muito poucos, deixando evidente o acréscimo de um grande porta-malas ao desenho original de dois volumes. Mesmo auxiliado pelas rodas de 14 pol
(que são opcionais no Corsa), o Renault deixa a desejar em harmonia de linhas. Continua |
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Tratamento de imagens: André P. Peretti
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