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Comparativo

Nova Weekend ameaça as concorrentes

Renovada, a perua Palio fica ainda mais
competitiva diante da Parati e da Corsa Wagon

Chevrolet Corsa
Wagon GLS 16V
Fiat Palio Weekend
Stile 16V
Volkswagen Parati 1.8
Texto: Fabrício Samahá - Fotos: Fabrício Samahá e divulgação

Em 1999, pouco depois da reformulação da Parati e dos retoques estéticos na Corsa Wagon, o Best Cars Web Site comparou estas peruas à Palio Weekend, que acabou vitoriosa (leia comparativo completo). Agora o cenário se inverte: é a Fiat que tem novidade no segmento, a ampla reestilização da linha Palio. Enquanto isso, a Volkswagen abandonou a versão de 1,6 litro a gasolina da família Gol, levando à inclusão do motor 1,8 neste novo confronto, para equilíbrio em potência e preço (confira os valores).

O estilo da nova Palio Weekend é atual e agradável e sua mecânica foi aperfeiçoada, com motor mais econômico e comando hidráulico de embreagem

As três vêm com direção assistida, imobilizador e vidros verdes de série. Palio e Corsa trazem também ar-condicionado, e a Weekend vem com bolsa inflável do motorista, rádio/toca-CD e controles elétricos de vidros e travas -- opcionais nas outras duas. Alarme (sem acionamento a distância na Corsa) e freios antitravamento (ABS) são cobrados à parte em todas, enquanto rodas de alumínio vêm de série só na Corsa. A Parati custa menos sem opcionais mas, com todos os itens disponíveis, passa a ser a mais cara, seguida pela Corsa.

Concepção e estilo

É curioso, mas a Palio Weekend era a mais moderna das três e foi a de reformulação mais ampla. Derivada de um projeto nacional (o Palio hatch) de 1996, portanto dois anos mais recente que as outras duas, a perua da Fiat agradava pela harmonia do estilo e surge agora revitalizada, com ar mais robusto.

O veterano motor 1,8 permanece com bom torque na Parati, mas desempenho e consumo perdem para as concorrentes; pneus de perfil baixo trazem ar esportivo e melhor estabilidade 
Ganha-se daqui, perde-se dali: a Weekend se massificou, tornando-se parecida com a Parati e outras peruas em diversos detalhes, como faróis, lanternas e aparência geral da traseira. Surgiu também certa dissonância com as portas e janelas de arestas arredondadas, pois a lateral foi mantida.

Apesar dos senões, a Palio continua agradável e ficou bem contemporânea, exibindo linhas que superam as concorrentes, como o capô em ascensão bem clara. A Parati vem em segundo lugar, um tanto à frente da Corsa que, apesar dos recentes retoques e da harmonia da traseira, parece apenas um Corsa cinco-portas alongado e já está desgastada.
Conforto e conveniência
Linhas um tanto desgastadas por fora e por dentro da Corsa Wagon, que pede uma reformulação; motor de 16 válvulas oferece o menor consumo das três, mas estabilidade pode melhorar

Um novo painel de aparência agradável, detalhes de conveniência únicos na categoria (como disqueteira no console, opcional, e temporizador de faróis) e bom acabamento geral dão a vitória à Palio Stile, que também oferece amplo espaço na frente e atrás. A Parati evoluiu bastante da reestilização de 1999, trazendo painel inspirado no Golf, maçanetas cromadas e opção de bancos esportivos. A Corsa é mais modesta em espaço e aparência, apesar do revestimento dos bancos superior ao da VW. Seu painel, o mesmo desde 1994, é funcional mas carece de modernização.

Nenhuma é perfeita em posição de dirigir, mas na Palio Weekend o banco, volante e pedais ficam mais centralizados. Na Parati o banco fica à esquerda do volante, e na Corsa, os pedais muito à direita, além de faltar em ambas espaço adequado para o pé esquerdo. Há ajuste de altura do banco na GM e VW e do volante na Fiat. Só a Palio Weekend vem com retrovisor esquerdo
biconvexo.

No interior da Palio Stile, além do moderno painel, itens de conveniência como disqueteira no console e temporizador de faróis -- mas não os dos controles de vidros, que as demais possuem 

Entre os pontos de desvantagem, controles elétricos de vidros sem temporizador e pára-brisa sem faixa degradê na Palio, faróis inferiores (de refletor único) apenas na Corsa e falta de ajuste elétrico dos fachos na Parati. A Fiat vence em espaço no porta-malas -- 460 litros contra 437 da VW e 401 da GM -- mas traz o estepe externo, que poucos apreciam. Continua

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