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Comparativo
Mecânica, comportamento e segurança

A Volkswagen busca na cilindrada uma compensação ao duplo comando e às 16 válvulas das concorrentes. Com isso ganha em torque, mas mesmo assim perde em potência máxima -- 106 cv na Palio, 100,5 cv na Corsa e 99,3 cv na Parati. O motor da Fiat é suave e sobe de giros com agradável vivacidade, enquanto o da GM poderia ser mais macio e ter mais torque em baixos regimes.

Iluminação azul dos instrumentos da Parati não contribui para a leitura, mas o interior tem boa aparência; volante fica descentralizado com o banco esportivo
Palio e Corsa são mais rápidas em aceleração e velocidade máxima, nesta ordem, com a Parati em desvantagem nos dois itens, segundo os fabricantes. A perua da GM consome menos em cidade e estrada, tendo a nova Fiat melhorado nesse aspecto, sem que se saibam as modificações efetuadas no motor 1,6-litro. Também aqui a VW fica em último lugar.

O comando de câmbio é bom nas três, com a Palio oferecendo embreagem de acionamento hidráulico. Sua suspensão traseira é diferente em conceito (a única independente), mas há bom resultado em todas, com certa perda em estabilidade na Corsa e em conforto na Parati, quando dotada de pneus de perfil baixo. A Fiat possui freios com distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD), opcional conjugado ao ABS.
Custo-benefício

A GM precisa redesenhar o interior da Corsa, o mesmo desde o hatch de 1994; espaço interno e para bagagem inferiores a tornam a menos convidativa à família 

A reformulação da Palio Weekend, antes mesmo que seu estilo envelhecesse, trouxe importantes ganhos em conforto para a Fiat e a manteve em destaque nesta comparação, mesmo enfrentando uma Parati mais potente que no confronto anterior. Espaço interno, desempenho geral e itens de conveniência são pontos altos da Stile.

A Parati esbanja torque e tem mecânica competente, mas perde em acabamento e conforto para a Palio. Permanece em último lugar a Corsa Wagon, de interior e porta-malas pouco espaçosos, aparência interna defasada e estilo sem tantos atrativos.
Ficha técnica básica
_ Corsa Palio Parati
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, 4 no cabeçote, 2
Cilindrada 1.598 cm3 1.580 cm3 1.781 cm3
Potência máxima 100,5 cv a
6.000 rpm
106 cv a
5.500 rpm
99,3 cv a
5.250 rpm
Torque máximo 14,8 m.kgf a 4.000 rpm 15,4 m.kgf a 4.500 rpm 15,5 m.kgf a 3.000 rpm
CÂMBIO
Marchas e tração 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a tambor / antitravamento (opcional) a disco / a tambor / antitravamento (opcional)
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
RODAS
Pneus 185/60 R 14 175/65 R 15 (opcionais) 195/50 R 15 (opcionais)
DIMENSÕES
Comprimento 4,026 m 4,142 m 4,131 m
Entre-eixos 2,443 m ND 2,468 m
Porta-malas 401 l 460 l 437 l
Peso 1.055 kg 1.118 kg 1.030 kg
Desempenho e consumo
_ Corsa Palio Parati
Velocidade máxima 190 km/h 188 km/h 179
Aceleração de 0 a 100 km/h 11 s 10 s 11,6
Consumo em cidade 12,1 km/l 11,6 km/l 10,7 km/l
Consumo em estrada 17,6 km/l 16,2 km/l 15,5 km/l
Preços
_ Corsa Palio Parati
Preço básico R$ 29.544 R$ 29.900 R$ 26.782
Preço máximo R$ 35.684 R$ 34.792 R$ 38.314
Dados fornecidos pelos fabricantes. Preços vigentes em 14/12/00. ND = não disponível.

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