Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Nas concorrentes existe apenas uma extensão do ar para trás, que pode não ser suficiente sob forte calor. Todas elas trazem bons recursos como toca-CD com comandos junto ao volante (opcional na Zafira), que se desliga junto da ignição mas pode ser ligado novamente; indicador da temperatura externa e porta-objetos nas quatro portas. Scénic e Picasso possuem mesinhas "de avião" atrás dos encostos dianteiros e porta-objetos no assoalho traseiro, que a Zafira não oferece por ter o piso mais baixo.

A Picasso tem boa posição de dirigir, apesar do volante fixo em distância. Os
três bancos de mesmas dimensões na traseira são os mais espaçosos entre as minivans

Destacam-se como detalhes positivos da Picasso: aviso programável de excesso de velocidade, apoios de braço nos bancos dianteiros, tampa do porta-malas com duas posições de abertura, porta-objetos à esquerda neste compartimento, tomada de energia (12V) ao lado do banco traseiro e o carrinho de compras plástico Modubox, com capacidade para até 18 kg, que se monta e desmonta facilmente e fica alojado na lateral do porta-malas. Nela não há pinos de trava nas portas: usa-se apenas o interruptor central, comum às outras, e sabe-se que estão trancadas pelo símbolo de um cadeado no painel digital.

Só a Zafira possui faixa degradê no pára-brisa, maçanetas cromadas (de mais fácil localização à noite), função um-toque para todos os controles elétricos de vidros (apenas para o do motorista nas outras), fechamento das janelas ao travar as portas, alarme com proteção por ultra-som, destravamento das portas em dois estágios (ao primeiro comando apenas a do motorista se abre, fator de segurança), iluminação e tampa nos espelhos de ambos os pára-sóis, porta-objetos ao lado externo dos bancos dianteiros, opção de teto solar de controle elétrico e abertura total das janelas traseiras.

Volante muito horizontal deixa estranha a posição de guiar a Scénic. O
banco central traseiro é muito estreito e o espaço interno perde para as concorrentes

Quanto à Scénic, é a única com aviso para atar cinto, travamento automático das portas ao rodar (podendo ser desativado pelo usuário), retrovisor esquerdo biconvexo (nas outras é apenas convexo), cobertura do porta-malas com segunda posição de montagem, encostos de cabeça dianteiros com regulagem longitudinal, ajuste de intervalo do limpador de pára-brisa e gaveta sob o assento dianteiro direito.

O que a Citroën ficou devendo? Além do conta-giros, faltam abertura interna da tampa de abastecimento, faróis de duplo refletor (outra perda em relação ao Xsara) e porta-copos, que as demais oferecem. Sua buzina é acionada pela alavanca à esquerda do volante, a que poucos estão habituados no Brasil: a marca deveria rever esta mania francesa, como já fez a Renault. As maçanetas internas são simplórias e colocadas muito à frente; os controles elétricos dianteiros para os vidros traseiros ficam algo escondidos, o mesmo ocorrendo na Scénic; e a coluna dianteira esquerda muito avançada prejudica mais a visibilidade.

Na Renault (esquerda) e Citroën há mesinhas nos encostos e porta-objetos no assoalho.
Bancos adicionais da Zafira (direita) têm relativo conforto, mas não são removíveis

Na Zafira as falhas são os minúsculos pára-sóis, que quando virados para a lateral não cobrem quase nada; a dura trava do porta-luvas; a ausência de cobertura no porta-malas, por haver os bancos adicionais; e o capô, que por ser leve só se fecha quando solto de altura elevada, além de não ter revestimento interno fonoabsorvente.

Ainda, a antena de teto colide com certas garagens e, como na Picasso, representa verdadeiro estorvo: exige remoção a cada parada, sob risco de furto. E deveria ser possível abrir as portas da Zafira por dentro mesmo travadas, como nas concorrentes. Na Scénic cabe melhorar os controles de vidros sem temporizador nem proteção antiesmagamento no do motorista, além de botões muito baixos; o porta-luvas ínfimo; o limpador de pára-brisa sem função uma-varrida; e o hodômetro parcial, pois deveria haver outro separado para o computador de bordo. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados