Conforto
e conveniência A primeira impressão de quem entra no Focus é sua altura, superior à do Marea
(3 cm a mais) e à média do segmento. A segunda é que o bom acabamento tradicional da Ford, que havia se perdido nos modelos menores da marca por força da redução de custos, está de volta: revestimentos agradáveis nos bancos e portas (parte destas em um
material que parece couro), plásticos de ótima qualidade (muito acima do concorrente), detalhes imitando madeira escura no painel e nas portas. |
![]() |
![]() |
Revestimentos
agradáveis, ótimos plásticos, boa ergonomia e maior espaço O Marea está um pouco atrás nesses aspectos, denotando suas origens de carro médio-pequeno, ainda que a Fiat tente vendê-lo como um médio-grande no Brasil. Mas traz o exclusivo revestimento dos bancos em couro, opcional que a Ford também deveria oferecer. Sua posição de dirigir é boa como a do oponente, ambos com regulagem elétrica da altura do
banco e ajuste do apoio lombar. O Focus é dotado também de duplo ajuste do volante (apenas em altura no Marea), mas o fato de o encosto não subir e descer junto do assento dificulta encontrar
a melhor posição. |
![]() |
![]() |
Bancos de
couro e controle automático do ar-condicionado são exclusivos do
Marea, que Outras vantagens do Marea são o alarme com proteção do interior por ultra-som (embora o novo chaveiro colorido seja de um tremendo mau gosto), retrovisor interno
fotocrômico, alerta programável para excesso de velocidade, travamento automático das portas a
30 km/h, sistema de alívio da pressão interna (a janela baixa alguns
centímetros ao abrir a porta), lavador dos faróis (muito importante ao viajar com chuva ou em estradas poeirentas), pára-brisa com faixa degradê, abertura interna da portinhola de abastecimento,
temporizador de faróis (entre 30
segundos e 5 minutos) e fechamento dos vidros ao trancar o veículo por fora. |
O Fiat é
superior em itens de conveniência, mas até hoje não recebeu
computador de bordo, que seu antecessor Tempra oferecia |
![]() |
Alguns itens de conveniência equipam
os dois carros, tais como indicador da temperatura externa, luz de cortesia com temporizador e apagamento gradual, bom espaço para objetos. No Ford deveria ser mudado o comutador de farol alto/baixo, pois permite acendê-lo já em facho alto sem saber previamente --
arranjo que deveria ser proibido pelo Contran. Continua |
Avaliações - Página principal - e-mail
© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados