Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Comentário técnico
> O novo motor do Brava baseia-se em uma relação mais equilibrada entre o diâmetro dos cilindros e o curso dos pistões. No modelo anterior o diâmetro era de 86,4 mm e o curso bem menor, 67,4 mm. Agora são 80,5 mm x 78,4 mm, quase "quadrado". O maior curso tende a melhorar o torque em baixas rotações, o que foi conseguido: a 1.500 rpm já se obtêm 13 m.kgf, ou 82,5% do valor máximo. Já o total cresceu pouco, de 15,1 para 15,4 m.kgf ao mesmo regime de 4.500 rpm.
> Um curso maior, se não acompanhado por bielas mais longas, resulta em perda na relação r/l, o que se reflete em funcionamento mais áspero, maior vibração e menor rendimento. A Fiat não informa o comprimento das bielas do Brava, mas ele foi mantido, o que reduziu a suavidade de funcionamento de modo ainda aceitável.
> O Golf 2,0 ganhou, na linha 2002, relações de marcha mais curtas como as do Bora. A primeira passou de 3,30 para 3,778, a segunda de 1,94 para 2,118 e a terceira de 1,31 para 1,36. Até aí nada errado, mas o diferencial foi encurtado de 3,94 para 4,235 (7%), o que altera todas as marchas. O resultado é um excesso de rotações em velocidade máxima, como se lê no texto principal.
> No caso do Brava, o câmbio foi mantido do modelo anterior, mas a potência máxima agora chega 500 rpm antes, 5.500 em vez de 6.000 rpm. Como em velocidade máxima são atingidos 5.700 rpm, o que antes era longo agora está curto demais.
> A suspensão dianteira segue o mesmo conceito McPherson em ambos, mas a traseira é de eixo de torção no Golf e de braço arrastado no Brava, este um sistema independente e, em teoria, superior.
> Só o VW vem com freios traseiros a disco. A Fiat usa tambor mesmo no Brava mais potente, o HGT de 132 cv.

À parte essa questão, que para o BCWS revela uma falha dos fabricantes, os dois carros têm boa mecânica: engates corretos do câmbio, direção macia e precisa, freios eficientes -- com discos também atrás no Golf e opção de sistema antitravamento ABS em ambos. O VW traz uma trava para engate da ré, enquanto no Fiat basta engatá-la como se fosse a sexta marcha.

Rodas de 15 pol e pneus 195/55 dão ar esportivo
ao Brava, que tem faróis baixos superelipsoidais e
unidades para neblina na frente e na traseira

Diferentes em conceito (leia ao lado), as suspensões priorizam o conforto, sendo mais macias que num Astra, por exemplo. O Brava teve a traseira recalibrada para 2002, alteração sugerida pelo BCWS em avaliação anterior mas que a Fiat dizia não ser necessária... Agora há menos balanços em curvas e pisos ondulados, mas poderia ser ainda mais firme sem gerar desconforto. A aderência dos pneus opcionais, de série 55, deixou este ELX quase tão bom de curvas quanto o HGT, ao preço de certa aspereza ao rodar por pisos irregulares.

No Golf a estabilidade é bastante boa, mas a soma de molas macias com baixa altura livre sob o motor faz com que o protetor de cárter "converse" com o asfalto em algumas lombadas, a menos que se passe bem devagar. Ao menos não falta o batente hidráulico nos amortecedores, ausência que gerava pancadas de fim de curso na geração anterior do carro.

Faróis eficientes e o importante repetidor da luz de
direção também equipam o Golf, cujos grandes
pneus 195/65-15 contribuem para a maciez ao rodar

No que toca à segurança ativa ambos estão bem equipados, com potentes faróis de duplo refletor (os baixos do Brava, do tipo superelipsoidal, são ainda melhores que os de superfície complexa do Golf), terceira luz de freio, repetidores de luzes de direção nos pára-lamas e bons retrovisores convexos. O esquerdo do VW é biconvexo, excelente, mas a marca insiste no espelho direito reduzido, que a própria Audi já abandonou em seu A3. E o Golf deveria vir com faróis e luz traseira de neblina, ambos de série no Brava.

O Fiat não usa lentes de farol em policarbonato como o oponente, mais seguras em atropelamentos. Cinco encostos de cabeça equipam os dois de série, mas os cintos de três pontos só atendem a quatro passageiros no Brava (todos no Golf); já as bolsas infláveis laterais, exclusivas do Fiat, são cobradas à parte assim como as frontais dos dois modelos. Os fabricantes bem poderiam adotá-las de série sem repasse de custo, como costuma ocorrer nos concorridos mercados do Primeiro Mundo. C
ontinua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados