O cliente é quem manda Ford e Renault criaram
versões três-volumes para |
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O acordo comercial entre Brasil e México, que nos permite importar automóveis
de lá com alíquota de Imposto de Importação de apenas 8% (contra 35% dos de outras procedências), tem criado a oportunidade para alguns fabricantes de preencher lacunas em sua oferta. A Volkswagen trouxe o Bora (o Beetle já era importado antes) e a Ford, desde novembro último, vem trazendo o Fiesta Sedan. |
Um bom
trabalho de desenho no Fiesta Sedan: a traseira, atual e agradável,
não destoa do conjunto e ficou melhor com o aumento de 5 cm na
distância entre eixos |
Além dessa coincidência, Clio e Fiesta Sedan são semelhantes em porte (cerca de 4,2 metros de comprimento, entreeixos de 2,47 e 2,49 metros, na
ordem) e potência (110 e 95 cv). Quanto a preço, o Ford sai na
frente: R$ 22.900 no único acabamento com motor 1,6, contra R$ 31.490
do Renault na versão de topo RT. Mas este vem com vários equipamentos de série que no oponente são cobrados à parte
ou não são disponíveis (veja relação). Com todos os opcionais, o Fiesta vai para R$
27.098, e o Clio, para R$ 32.110. Vale lembrar que a Renault oferece
também o Sedan RN, a R$ 26.990. |
Concepção
e estilo
O Fiesta é um veterano na linha Ford: lançada em 1989, a segunda geração (aqui vendida em 1995) foi amplamente reestilizada para 1996, chegando meses depois ao Brasil. Em 2000 recebeu mais uma nova frente (aqui um ano depois) e, no último Salão de Frankfurt, surgiu a terceira geração, que chega em maio a nosso mercado
(leia segredo). O três-volumes, por outro lado, existe
desde 1999 na Índia e 2000 na África do Sul e México, devendo permanecer por algum tempo nesses
países e... no Brasil. |
O Clio Sedan está longe de
ser harmônico: colunas largas, vidro traseiro arredondado e um
porta-malas muito "liso" dão a impressão de uma
adaptação pouco criteriosa |
Lado a lado, a modernidade do Renault aparece nas formas suaves, em especial as da cabine, que no Ford é retilínea e traz janelas mais verticais. Só que mais novo não significa mais bonito -- e o Fiesta
dá um banho no oponente em equilíbrio de linhas. Sua traseira agrada bastante, com as grandes lanternas que contornam a parte superior da tampa do porta-malas, enquanto a distância entre eixos
5 cm maior que no hatch traz harmonia ao conjunto. Trata-se de um dos melhores casos de transformação de um
hatch pequeno em três-volumes. |
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Data de publicação deste artigo: 16/4/02
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