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Comparativo Completo

Os pára-sóis do Citroën são duplos, protegendo (não muito) pela frente e pelos lados; como no VW, possuem espelhos iluminados. Os dois têm tela de proteção solar no vidro traseiro, item que deveria ser aplicado às laterais e oferecidos em veículos mais baratos também. Lamentável é não haver faixa degradê no pára-brisa do francês. E por falar em clima, o alemão possui aquecimento dos bancos dianteiros, de rara utilização no Brasil.

O Passat também tem comandos de áudio e velocidade no volante, mas a aparência interna é mais sóbria. Detalhes convenientes no Brasil são pára-brisa degradê e travamento das portas ao rodar
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Pela fechadura da porta do Passat abrem-se e fecham-se os vidros, mas não o teto solar -- no C5 sim, pelo controle remoto --, enquanto seu temporizador dos vidros deixa de atuar quando a porta é aberta. Ambos iluminam o assoalho externo, com luzes de cortesia nas portas, e indicam qual delas está mal fechada, mas só no VW elas se travam ao rodar. No Citroën o travamento é manual (por interruptor central, pois não há pinos) e estranho: acende-se uma luz vermelha com o carro trancado. O contrário não seria mais coerente?

Os dois modelos são grandes por dentro, acomodando cinco adultos com bom espaço. O C5 tem assoalho traseiro quase plano, mas os encostos de cabeça desse banco poderiam ser mais recuados. Nele o passageiro central fica melhor acomodado que no Passat, cujo encosto incomoda. O banco traseiro é rebatível e bipartido nos dois; no Citroën permite acesso ao porta-malas pelo apoio de braço central.

Generosos em espaço para bagagem (475 litros o VW, 456 o Citroën), são diferentes no acesso ao compartimento: a ampla tampa do hatchback C5 contribui muito nesse aspecto. Mas o Passat é bem projetado, com dobradiças externas e pantográficas, proteção metálica na base do vão de acesso, para evitar riscos à pintura, e o triângulo montado na tampa, bem acessível. Ambos têm estepe com roda e pneu iguais aos outros e montado internamente sob o assoalho, mas só o Citroën traz rede e cintas laterais para retenção de objetos.

Clique para ampliar a imagem Praticidade típica dos Citroëns é a quinta porta, para amplo acesso ao porta-malas. E a suspensão pode ser abaixada para facilitar a colocação de cargas mais pesadas

Mecânica, comportamento e segurança   Os dois motores têm seis cilindros em "V", duplo comando e injeção multiponto seqüencial, mas as semelhanças terminam aí. O do Passat tem montagem longitudinal (um retorno depois de adotar a transversal por uma geração), 2,8 litros e cinco válvulas por cilindro; o do C5 é um 3,0-litros de quatro válvulas por cilindro, em posição transversal.

O Citroën oferece mais potência (210 cv contra 190 cv) e torque (30 m.kgf contra 26,5 m.kgf), mas o VW pesa um pouco menos e possui câmbio de cinco marchas em vez de quatro -- assim o intervalo entre elas pode ser menor, beneficiando o desempenho. Com melhor acerto de relações de marcha (
saiba mais sobre técnica), o Passat é pouco mais veloz (235 km/h ante 232 km/h), enquanto o C5 acelera mais rápido de 0 a 100 (8,3 s contra 9,3 s). Consumo importa pouco neste segmento, mas o Citroën gasta menos em cidade e estrada, segundo os fabricantes.

Um quatro-portas bem executado, o Passat: dobradiças pantográficas na tampa do porta-malas e, bem visível ao abri-la, o triângulo de segurança. Sua capacidade é equivalente à do C5
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As duas caixas automáticas seguem a tendência atual de permitir operação manual quando desejado. Suaves e eficientes, equivalem-se também no fato de monitorar o comportamento do motorista e assumir o controle em algumas situações: como exemplo, ambas reduzem quando o carro é acelerado a fundo em modo manual, o que não ocorre em alguns câmbios do tipo, como o da Volvo. O do C5 oferece os modos esportivo (que deixa inativa a quarta) e inverno (para saídas suaves), o que é raro em sistemas manual-automáticos. Pode parecer redundância, mas tem sua utilidade. O percurso sinuoso de sua alavanca, complicado à primeira vista, em nada afeta o uso. Continua

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