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Comparativo Completo

Conforto e conveniência   O ambiente interno é muito agradável em ambos, com uma diferença conceitual: o Passat tende à esportividade, o C5 ao requinte. Bons exemplos são o formato e a rigidez dos bancos: mais firmes e de contorno esportivo no VW, como deveriam ser os do Citroën, devido à capacidade de fazer curvas rapidamente. Ou os apliques no painel, console e portas, que imitam madeira no carro francês e fibra de carbono no alemão.

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No C5 detalhes imitando madeira e ajuste elétrico até do apoio lombar. No Passat
(à direita), bancos mais firmes e de contorno esportivo, mas confortáveis

O Citroën é mais moderno e ousado por dentro, como no desenho do painel e dos comandos. Como todo Volkswagen, o Passat é sóbrio mas funcional. É fácil encontrar a melhor posição de dirigir nos dois, com ajustes elétricos dos bancos dianteiros, incluindo altura e inclinação, e de altura e profundidade do volante. Nem um amplo "terceiro pedal" para repouso do pé esquerdo foi esquecido. Há regulagem também do apoio lombar -- elétrica só no C5, que também tem apoios de braço individuais na frente.

O painel do VW ganhou filetes cromados e um grafismo clássico e de bom gosto, mantendo a polêmica iluminação em azul e vermelho, que a Audi não utiliza. No Citroën a luz é verde, mais repousante, e há informações adicionais: quilometragem até a próxima revisão, nível de óleo lubrificante (ambos na partida apenas) e um raro termômetro de óleo. Para conforto em viagens noturnas, seu painel pode ser todo apagado, ficando apenas o velocímetro aceso.

Computador de bordo com mensagens em português equipa ambos, mas o do C5 traz recursos extras, como o alerta programável para excesso de velocidade. Os dois, contudo, falham ao indicar consumo em litros por 100 km em vez de km/l. Também estão em ambos o controle automático de velocidade e os comandos do sistema de áudio no volante ou junto a ele, mas o comutador de farol alto/baixo do Citroën é mais prático, de puxar apenas -- e nunca o acende já em alto.

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Em ambos, bom espaço na traseira e um apoio de braço com porta-copos e porta-objetos.
O C5 (esquerda) acomoda melhor o passageiro central e tem um assoalho quase plano

Os dois têm limpadores de pára-brisa com modo automático, mas o C5 traz itens exclusivos como o sistema auxiliar de estacionamento, alerta cuja freqüência aumenta até transformar-se num sinal contínuo, quando o obstáculo está a 20 cm da traseira. Os faróis se acendem ao escurecer (o duplo sensor evita que se liguem, por exemplo, ao passar sob uma ponte) ou ao detectar chuva. E -- nunca visto pelo BCWS -- os vidros e o teto solar fecham-se quando a chuva aumenta! Falta pouco para aposentarem o motorista...

Se a qualidade de áudio é muito boa nos dois, a VW ainda adota toca-fitas no painel e disqueteira de porta-malas (não equipava a unidade avaliada), enquanto a Citroën usa CD de painel. Em ambos o teto solar possui prático comando elétrico e botão giratório, com função um-toque e sensor antiesmagamento, e o ar-condicionado tem ajuste digital, controle automático e dutos para o banco traseiro. Mas só no C5 se escolhem temperaturas distintas para motorista e passageiro ao lado.
Continua

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