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Comparativo Completo

Como os carros diferem em relações de marcha, peso e aerodinâmica, os índices de desempenho não seguem exatamente a proporção de potência: o mais veloz e rápido é o Xsara, com 198 km/h de máxima e 0-100 km/h em 9,8 s, de acordo com o fabricante. Seguem-se Golf 2,0 (195 km/h, 10,4 s) e Focus (194 km/h, 10,4 s) em empate técnico, depois Astra (188 km/h, 10,5 s), Brava (186 km/h, 10,7 s) e por fim o Golf 1,6 (184 km/h, 11,7 s).

Comportamento dinâmico agrada muito no Astra (dir.) e Focus, com mais conforto neste

O 1,6 da VW compensa o menor desempenho com um consumo comedido: 11,7 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada, sempre segundo as fábricas. No ciclo urbano, seguem-no Xsara (10,8 km/l), Brava (10,6), Focus (10,1), Astra (9,7) e Golf 2,0 (9,1), enquanto no consumo rodoviário a seqüência é Golf 2,0 (surpreendendo com 16,1 km/l), Brava (15,8), Astra (15,1) e Focus (14,8). Não foi incluído o Xsara porque a Citroën divulga apenas o consumo a 90 km/h constantes (mais de 18 km/l), que não corresponde ao padrão nacional de medição.

Uma importante diferença de comportamento está nas relações de transmissão. O Focus atinge a menor rotação em quinta marcha (veja na ficha técnica), o que traz baixo nível de ruído em uso rodoviário. O Golf 2,0 e o Brava são curtos em excesso para as características dos motores, implicando giros (e barulho) desnecessários, enquanto os outros modelos ficam no meio-termo.

Golf (esq.) e Brava são macios, mas o protetor de cárter do VW incomoda em lombadas

Os seis carros estão bem servidos de câmbio, com engates suaves e precisos, mas o do Golf 1,6 é primoroso. Por outro lado, os VW (e o Astra) exigem o uso de anel-trava para engate da ré, menos prático que o padrão "sexta marcha" (a ré ao lado da quarta) dos concorrentes. Apenas no Brava os freios traseiros são a tambor (os discos são opcionais no Focus e Astra), mas sem comprometer a eficiência do conjunto. E todos podem vir com sistema antitravamento (ABS), de série apenas no Citroën.

Com três receitas distintas para a suspensão traseira (saiba mais), os resultados são também diferentes. O Xsara é referência em estabilidade, um verdadeiro esportivo disfarçado de carro familiar, mas o Astra e o Focus não ficam muito atrás. Os Golfs e o Brava são mais macios e menos estáveis. Só que o Ford agrada muito também pelo rodar suave e silencioso, onde o GM e o Citroën são críticos, um tanto duros.

O Xsara (esq.) faz curvas como um esportivo e o Golf 1,6 consegue um bom compromisso

Somente no Xsara os amortecedores dianteiros não possuem batente hidráulico, causando ruído ao passar mais rápido por lombadas. Mas o pior nesses tormentos brasileiros é o Golf 2,0: muito baixo, o protetor do cárter bate com facilidade quando a frente desce, a menos que se passe bem devagar. Na versão 1,6 o motor foi montado mais alto, reduzindo bastante o inconveniente. Os outros três carros comportam-se bem nessa condição. Continua

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