Os Golfs são os únicos do grupo a não oferecer toca-CD, um absurdo que persiste nestes e em outros modelos da marca. Astra e Xsara permitem comandar o sistema de áudio por botões no volante. Só o do GM não adota a configuração ideal de quatro raios, e apenas o do Citroën vem revestido em couro.
Já este acabamento para os bancos é oferecido no Golf 2,0 e no Brava
somente. Teto solar de comando elétrico pode equipar apenas Astra,
Xsara e o 2,0 da VW. |
![]()
|
![]() |
Em termos de espaço há relativo equilíbrio entre eles, mas com algumas diferenças. O Focus e o Astra são mais amplos para as pernas de quem vai atrás, enquanto o perfil do teto do Xsara sacrifica as cabeças desses passageiros. O quinto ocupante tem espaço e acomodação modesto em todos. Quanto ao Astra, é
lamentável a imposição de apenas três portas no hatch, já que o cinco-portas sempre existiu na Europa. Embora os assentos dianteiros movam-se para facilitar o acesso, o mecanismo de retorno não é intuitivo, levando a perder-se o ajuste em distância
(saiba mais). |
![]() |
![]()
|
Mecânica, comportamento e
segurança O comparativo divide-se ao meio entre as escolas oito-válvulas (Astra e os dois Golfs) e 16-válvulas (os demais). O 1,6 da VW utiliza acionamento de válvulas por alavanca roletada
(saiba mais sobre técnica) e isso compensa em parte a combinação de menor cilindrada com
apenas oito válvulas, dando-lhe 101 cv. Os 1,6 16V da Fiat e da Citroën rendem 106 e 110 cv, na ordem, seguidos pelo 1,8 16V da Ford (115 cv) e os 2,0 da VW e GM, empatados com 116 cv. |
![]()
|
![]() |
Potência e torque, porém, não dizem tudo. Em suavidade de funcionamento e facilidade de subir de giro, os motores da Ford e Citroën são brilhantes, tornando o dirigir um prazer. Os novos 1,6 da Fiat e da VW, com curso mais longo dos pistões, tornaram-se um pouco ásperos, embora tenham ganho força em baixa rotação. Já os 2,0 são menos aptos a "girar", afastando-se do dirigir mais esportivo que muitos apreciam. Continua |
Avaliações - Página principal - e-mail
© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados