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Comparativo Completo


Astra: suspensão firme prejudica o conforto



Stilo: rodar macio e boa estabilidade



Focus: equilíbrio dos melhores na suspensão



307: amortecedores adaptados ao Brasil



Golf: motor muito baixo é o inconveniente

Todos os motoristas estarão bem servidos de engates de câmbio, mas no 307 a marcha à ré é mais fácil de usar, sem a trava desnecessária do Stilo e do Focus (as do Golf e Astra são essenciais pela posição dessa marcha). Curiosamente, no Focus 1,8 a trava não é usada e a ré está na mesma posição. Ford e GM adotam as relações de marcha mais longas (veja na ficha técnica), tornando o uso em estrada mais confortável pelo baixo nível de ruído. As do VW e Fiat, claramente mais curtas do que o necessário, o prejudicam nesse aspecto -- as do Peugeot são ainda mais curtas, só que compreensíveis pelo motor menor.

O Stilo é o único com assistência elétrica de direção, em vez de hidráulica. Para o motorista funciona igualmente bem, não tendo sido observada leveza excessiva em velocidade (ao contrário da versão Abarth), e há o benefício da função City, que deixa o volante bem mais leve quando acionada, funcionando até atingir 36 km/h. Os freios de todos seguem a mesma receita, sendo o sistema antitravamento (ABS) de série no 307 e Focus e opcional nos outros. O Peugeot é o único com assistência adicional de frenagem, porém, e só o Stilo oferece controle de tração opcional, de utilidade discutível.

Estes carros distinguem-se também nas características de rodagem. Focus (o único com suspensão traseira multibraço, sendo os demais por eixo de torção), Golf e Stilo têm o rodar mais suave e confortável, chegando o Fiat ao excesso em maciez nos amortecedores dianteiros -- fazem a frente erguer nas acelerações e balançar nas lombadas mais que o usual. O 307 e, sobretudo, o Astra são mais duros.

Ao transpor lombadas, o VW mostra-se o pior, pois o motor muito baixo faz o protetor de cárter raspar no asfalto com facilidade. Os demais são bem adequados a esses tormentos brasileiros, incluindo o Peugeot, que é exceção na marca (nem o 206 nacional tem batente hidráulico nos amortecedores, que o 307 recebe para o Brasil). Em comportamento dinâmico, porém, os cinco estão bem, apresentando reações seguras e boa capacidade de efetuar curvas. Continua

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