
Astra: as cinco portas enfim disponíveis

Stilo: porta-malas varia com ajuste do banco

Focus: bom espaço, porta-malas modesto

307: amplo para ocupantes e bagagem

Golf: menores porta-malas e espaço interno
|
Também se destacam no carro francês o espaço para objetos, incluindo gavetas sob os bancos; apoios de braço para motorista e passageiro da frente; pára-brisa atérmico, que reduz a absorção de calor; e aviso individual de portas mal fechadas, este também no Stilo (no Focus há uma luz genérica). Apenas Fiat e VW usam mola a gás para sustentar o capô aberto e
uma lingüeta de abertura, que aparece ao liberar a trava interna. No Ford usa-se a chave para essa tarefa, não uma boa solução.
Astra, Focus e Golf podem ter teto solar de comando elétrico (novidade no modelo 2003 do Ford), mas o Sky Window do Stilo é quem dá o show: são cinco lâminas de vidro, das quais quatro podem ser recolhidas para a traseira e uma faz as vezes de defletor aerodinâmico -- muito eficiente, aliás, rodando-se a mais de 100 km/h sem ruídos de vento excessivos.
Pode-se selecionar entre cinco posições de abertura e escolher o ponto de parada do forro, também elétrico. Como nada é perfeito, solicitar esse caro opcional
significa prejudicar em muito o espaço para cabeça no banco traseiro, devido ao teto rebaixado para acondicionar o forro.
Apesar dessa lamentável perda (sem o teto solar é muito bom), o espaço do Stilo está entre os melhores para pernas e ombros no banco traseiro, ao lado do 307. O exclusivo interior modulável (NGI) do Fiat, opcional, permite ajustar o banco posterior em distância, seu encosto em inclinação e rebater o banco dianteiro direito, que se torna uma mesa. O Golf é o pior em espaço para pernas, devido à menor distância entre eixos, havendo certo equilíbrio nas demais medidas. O quinto ocupante fica mal acomodado em todos.
O Peugeot tem o maior porta-malas, 420 litros, seguido de Astra (370), Focus (350) e Golf (330). O do Stilo varia de 350 a 430 litros, de acordo com a posição do banco traseiro, mas no modo mais espaçoso não resta espaço para as pernas. Esse banco é bipartido nos cinco modelos. Em comum, todos os estepes vêm por dentro
(o 307 abandona a montagem externa, criticada por muitos) e usam roda de aço, não de alumínio como as demais.
Continua
|