
Astra:
interior claro, acabamento melhorável

Stilo:
muitos itens de conveniência

Focus:
ambiente luxuoso, painel atraente

307:
apliques como madeira, bons materiais

Golf:
interior funcional e bem-acabado
|
Boa
medida é o emprego de tons claros, ideais para nosso clima, no GM,
Ford e Peugeot. Este traz ainda apliques simulando madeira, a nosso
ver de bom gosto. No painel do Focus Ghia 2003 a imitação de madeira escura deu lugar a um tom prateado, para nós um retrocesso, mas há detalhes interessantes, como a iluminação do assoalho dianteiro e a opção de revestimento dos bancos em couro (também disponível no Stilo e Golf).
Todos oferecem ajuste de altura do banco (elétrico no Focus) e de altura e profundidade do volante, mas o motorista senta-se melhor no Astra, Golf e 307. A Ford errou no Focus -- e a Fiat copiou no Stilo -- ao manter o encosto fixo enquanto o assento é ajustado em altura: fica difícil acertar o apoio lombar, mesmo havendo ajuste. Esses dois modelos e o Peugeot estão "minivanizados" também por dentro, com bancos bem mais elevados que os dos demais -- a Fiat até destaca o fato de ter o mais alto do segmento.
Além do essencial e de um conta-giros, os painéis trazem computador de bordo (à exceção do Golf), com informações em português (no Focus e Peugeot, porém, indica consumo no padrão europeu de litros por 100 quilômetros), e indicador de temperatura externa (no Golf, só se houver ar-condicionado automático). No francês há medidor de nível de óleo ao dar partida. As iluminações em verde (Focus) e alaranjado (307 e Stilo) são bonitas e funcionais, enquanto a do azul e vermelha do Golf não facilita a leitura e a amarelada do Astra empobrece a aparência. Este e o Stilo recorrem a instrumentos de fundo claro, mas só os do Fiat se escurecem à noite.
Os controles elétricos dos vidros possuem função um-toque (apenas nos dianteiros no caso do Focus,
do Golf e dos botões do motorista do Stilo) e sensor antiesmagamento,
além de comandos bem localizados nas portas; só o Focus não tem temporizador. Controle automático de temperatura do ar-condicionado é disponível em todos, sendo de série no 307, Focus e Stilo -- este dispõe ainda de seleção em separado para esquerda e direita como opcional.
Continua
|